terça-feira, 5 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 08 DE MARÇO

 REFLEXOES - MULHER
 
            “Divina e graciosa estátua majestosa do amor, por Deus esculturada e formada com o ardor, da alma da mais linda flor”.
.
            No dia 08 de março, dia consagrado a mulher internacionalmente, o sexo feminino recebe as mais belas e singelas homenagens. E-mails, mensagens através do celular, cartões e os amantes enviam rosas chocolates, o que sem dúvida mexe com a sensibilidade da mulher.
.
            Mas, o presente mais importante que todos nós queremos ganhar neste dia, é o reconhecimento do nosso papel na sociedade. Não bastam os elogios de boa mãe, esposa excelente, cheia de graça por gerar filhos em seu ventre. É preciso quebrar paradigmas e visualizar o sexo feminino não só como pessoa prendada, que cuida da família, dos filhos e da casa. A mulher do sexo XXI é tudo isso e algo mais. Ela é uma profissional competente, que enfrenta desafios e luta pelos seus direitos e espaço no mercado de trabalho de forma igualitária.
.
            Mulher é um tipo esquisito, tem um sexto sentido maior que a razão e como diz Fernando Veríssimo, ela é uma espiã. Sabe quando vai fazer frio mesmo quando o tempo está quente. Assim, não perde a oportunidade de cuidar de quem ama, recomendando, leve o casaco.  E adianta ainda o escritor gaúcho, ela sabe exatamente quem numa reunião está dando em cima do seu parceiro. Que intuição!
.
            As mulheres são anjos, que sofrem e se alegram com as dores e vitórias de seus filhos, mas elas também são valentes, guerreiras que já não mais suportam a injustiça, a humilhação, a discriminação e agora protegidas pela Lei Maria da Penha que veio coibir a violência doméstica e familiar ela se sente mais segura para “viver e não ter a vergonha de ser feliz”.
.
            No meio de tanta versatilidade, mulher do lar, mulher profissional, mulher mãe, o sexo feminino ainda não esquece a vaidade. Toda mulher gosta de um brinco de um batom, de cuidar do cabelo e ficar bonita. É para agradar a si mesma e porque não dizer ao sexo masculino, já que toda mulher gosta de estar apaixonada? Ela se cuida, vai para academia, põe silicone, oxigena o cabelo porque a mulher quer se olhar no espelho e se achar linda, a mulher se ama, ama também a vida, ama o outro lado da moeda – o sexo masculino e é para ele também que ela se produz.
.
            A gente nasce com um dispositivo interno que nos informa desde cedo que, sem amor, a vida não vale a pena ser vivida, observação esta, de Martha Medeiros ao se referir as loucuras da mulher que eu diria peculiaridade do nosso gênero, embora aceitando a idéia que de louco todos nós temos um pouco.
.
            As mulheres estão de parabéns todos os dias, especialmente no 08 de março, dia Internacional da Mulher e no 30 dia de abril, dia Nacional da Mulher. Parabéns a todas as mulheres, a mulher pequena, a mulher de trinta, as mulheres de todas as cores, do tipo assanhada, do tipo atrevida, a mulher do lar, a mulher profissional, enfim a todo o sexo feminino.