quarta-feira, 4 de abril de 2018

MUSEU NÁUTICO PARNAÍBA

05 DE ABRIL DE 2018
.
O Museu Náutico fica no complexo turístico Porto das Barcas e consta que surgiu em 1987 onde podia-se apreciar vários materiais náuticos registrando uma história das navegações assim como peças referentes a cidade de Parnaíba. 

Seu acervo foi resumindo a cada dia principalmente em virtude de sua desativação em 1990 sendo reativado em 2007 mas seu acervo estava bastante danificado e encontra-se atualmente fechado e sem condição de visitação.


MUSEU DO TREM PARNAÍBA

04 DE ABRIL DE 2018


. O Museu do Trem foi instalado em Parnaíba em 15 de agosto de 2002, na administração do então Prefeito Paulo Eudes e Secretário de Cultura Benjamim Santos. O museu fica localizado na Praça da Esplanada da Estação Dr. Miguel Furtado Bacelar e guarda objetos que nos remetem ao mundo ferroviário. Seu acervo conta com 415 peças.

A estação em Parnaíba foi inaugurada em 1920. O transporte ferroviário foi de fundamental importância no cenário social e econômico da cidade. Representou um importante meio de transporte de passageiros,  de produtos e mercadorias como cera de carnaúba, babaçu, tucum entre outros. 

O Engenheiro Alberto Silva era um dos maiores defensores da Estrada de Ferro Central do Piauí. Foi de diretor de 1951 a 1953. O trem foi importante condutor da civilização e integração nacional conforme afirma a estudiosa Hilda Brandão da Universidade Federal de Uberlândia. Além de que alocava muita mão de obra: engenheiros, maquinista, bilheteiro, foguistas, eletricistas, agente da estação, oficial administrativo, comunicadores entre as estações, trabalhadores braçais, pessoas para trabalhar no almoxarifado, na tipografia, oficinas mecânicas e na administração. Casas e vilas foram construídas para fixar o ferroviário ao seu local de trabalho.

A decadência das Estradas de Ferro ocorreram com o advento da rede rodoviária. O país ingressou no mundo automobilístico com a empresa de montadoras de automóveis Ford em 1919 e General Motors em 1925. 

A ferrovia no entanto, teve um marco na história da cidade de Parnaíba. A chegada do trem significou para os parnaibanos sinal de progresso. Os primeiros trilhos foram assentados ao longo da Rua Presidente Vargas, conhecida como Rua Grande. Em tempo de férias os parnaibanos usavam esse meio de transporte para chegarem até a praia de Amarração. A viagem sobre os trilhos era momento de festa e alegria.

Minha visita ao Museu do Trem ocorreu na manhã do dia 04 de abril de 2018 onde foi possível somar dados para esse relato graças a atenção e informações do funcionário José Maria Rodrigues que tem 4 anos de trabalho nesse local.  Acho que o espaço deveria ser mais divulgado. Fui a pessoa de número 11.984 a visitar o museu. Procurei folders mas não tinha no momento. Segue alguns registros da minha estada ao Museu do Trem. 





A catraca e o piso original


Máquina de bater o ponto
.










.




Locomotiva Maria Fumaça restaurada fica próximo ao Museu do Trem.  Ela foi fabricada nos Estados Unidos faz parte da memória ferroviária nacional sendo incluída no inventário das locomotivas a vapor do Brasil.