
AQUAPLANAGEM É UM FENÔMENO QUE OCORRE EM VEÍCULOS AO PASSAR POR UMA PELÍCULA DE ÁGUA FORMADA SOBRE A SUPERFÍCIE DA PISTA,LOCALIZADA ENTRE O PNEU E O SOLO, REDUZINDO O CONTADO DO VEÍCULO COM O ASFALTO.
EM RODOVIAS PLANAS E BEM PAVIMENTADAS É MAIS COMUM ACONTECER ESTE FENÔMENO. O QUE SE RECOMENDA NESSA OCASIÃO É RETIRAR O PÉ DO ACELARADOR E SEGURAR O VOLANTE FIRMEMENTE, SEM REALIZAR MUDANÇAS BRUSCAS DE DIREÇÃO, EVITANDO PISAR NO FREIO. QUALQUER MUDANÇA DE TRAJETÓRIA PODE LEVAR À PERDA DE CONTROLE DO VEÍCULO.
PARA EVITAR TAL FENÔMENO DEVE-SE:
1. AO PERCEBER PRESENÇA DE POÇAS DE ÁGUA, REDUZA A VELOCIDADE.
2. MANTENHA SEMPRE OS PNEUS NO MÍNIMO COM 1,6MM DE PR0FUNDIDADE DOS SULCOS. A 120KM/H UM PNEU COM SULCO DE 2,5 MILÍMETRO PRECISA DE UMA DISTÂNCIA DE 50% MAIOR DO QUE UM PNEU NOVO, QUE TEM 8 MILÍMETROS.
3. PNEUS MAIS LARGOS OU MAIS VAZIOS TENDEM A AQUAPLANAR COM MAIOR FACILIDADE QUE OS ESTREITOS OU MAIS CHEIOS EM FUNÇÃO DE UMA MAIOR SUPERFÍCIE DE CONTATO COM A ÁGUA, LEVANDO UMA MAIOR FLUTUAÇÃO. OU SEJA, A LARGURA DOS PNEUS É DIRETAMENTE PROPORCIONAL PROBALIDADE DE AQUAPLANAGEM, E A PROFUNDIDADE DOS SULCOS É INVERSAMENTE PROPORCIONAL.
4.DURANTE UMA CHUVA OLHE O RETROVISOR. O RASTRO DOS PNEUS DEVE ESTAR VISÍVEL, CASO NÃO ESTEJA MELHOR PARAR E ESPERAR A CHUVA AMENIZAR.
OS PRINCIPAIS FATORES QUE LEVAM A AQUAPLANAGEM SÃO A VELOCIDADE DO VEÍCULOS E O ESTADO DOS PNEUS. QUANTO MAIOR A VELOCIDADE, MAIOR A DIFICULDADE DE DRENAR A ÁGUA PRESENTE NA PISTA, AUMENTANDO A ESPESSURA DA LÂMINA D´ÁGUA SOB O PNEU.
NO DIA 30 DE JUNHO DE 2009, AO VOLTAR DE TERESINA, NAS PROXIMIDADES DO BURITI DOS LOPES, POR VOLTA DE 16,45 HORAS, FUI ACOMETIDA DESTE FENÔMENO. O CARRO DIRIGIDO PELO MEU FILHO, APÓS RODOPIAR NO ASFALTO FAZENDO GIROS DA ESQUERDA PARA A DIREITA DA PISTA, ULTRAPASSOU O ACOSTAMENTO E FICOU COM OS PNEUS DIANTEIROS PRESOS AO MEIO FIO. O CARRO FICOU PENDURADO AO BARRANCO. GRAÇAS A DEUS NÃO CAPOTOU E NEM LEVAMOS PANCADAS. OS ANJOS DO ASFALTO REPRESENTADOS PELO MOTORISTA DE UM CAMINHÃO DA SCHIN E UNS OITO HOMENS QUE VINHAM NUM CAMINHÃO A SERVIÇO DA CEPISA, NOS SOCORRERAM, CARREGANDO O CARRO DE VOLTA A PISTA. NÃO HOUVE DANOS MATERIAS E NEM FÍSICOS. SOMENTE UM GRANDE SUSTO. ESTAMOS CONTANDO A HISTÓRIA, AGRADECENDO A DEUS POR NÃO VIR NO MOMENTO NENHUM VEÍCULO E NEM ANIMAL NA PISTA O QUE PODERIA TRANSFORMAR ESTE CASO EM UM TRAGÉDIA. FICAM AQUI AS RECOMENDAÇÕES TIRADA DE UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL, PARA QUE OUTROS NÃO VENHAM PASSAR POR SITUAÇÃO SEMELHANTE (AQUAPLANGEM). OBRIGADA MEU DEUS!