terça-feira, 13 de agosto de 2013

PARNAÍBA - 169 ANOS

.
 

A CIDADE DE PARNAÍBA COMPLETA DIA 14 DE AGOSTO DE 2013, 169 ANOS QUE FOI ELEVADA A CATEGORIA DE CIDADE. MERECE PRESENTE E PARABÉNS!
 
.
 
ANIVERSÁRIO DE PARNAÍBA – 169 anos
Matéria de autoria de Maria Dilma Ponte de Brito
Publicada no Jornal Norte do Piauí - Agosto/2013
Em 14 de agosto de 2013, Parnaíba completa 169 anos, que foi elevada a categoria de cidade. Ela merece um presente a altura de sua importância. Presente simples, que traduza o amor e o respeito de seus filhos, sejam eles verdadeiros ou adotivos.
Talvez seja difícil a priori encontrar um mimo, um regalo que fizesse sentido lhe ofertar nessa data tão importante, principalmente quando o presenteador é uma pessoa comum, sem cargos políticos e sem poder para certas iniciativas.
Após pequena reflexão uma lista de sugestões pode surgir na cabeça de cada um, mas contrariando o dito popular “o que vale é a intenção”, vamos sair do abstrato para o concreto e fazer a cidade de Parnaíba feliz com nossas oferendas.
Plantar uma árvore, por exemplo, seria um bom presente. Além de embelezar a cidade, elas produzem oxigênio melhorando o ar que respiramos, reduzem o aquecimento e erosão do solo, dá sombra refrescando as ruas, as casas e estacionamentos, entre muitas outras vantagens.
Evitar jogar para as ruas água de piscinas, de lavagem de roupas e louças também seria um bom presente que a cidade agradeceria. As águas se misturam aos lixos, ficam empossadas em buracos, bom para a proliferação dos mosquitos e pernilongos, além de danificar o asfalto ou calçamento. Ainda mais agora que a cidade conta com serviço de esgotos nada custa um presente que contribuísse com a saúde de seu povo.
O respeito à sinalização de trânsito, a preservação do patrimônio público, jogar o lixo em lugares adequados, ter consciência na escolha dos representantes, são outros exemplos de dádivas que a cidade gostaria de receber.
Parnaíba somos nós, o povo, que ama a sua pátria que não mede esforço para vê-la crescer e progredir. Se pudesse daria de presente para a “Princesa do Igaraçu” voos permanentes para compartilhar com os turistas as nossas belezas, se pudesse daria de presente o Porto de Luís Correia para exportar produtos da terra e fazer crescer economicamente a nossa região, se pudesse daria de presente energia de qualidade para permitir instalação de fábricas e consequentemente aumentar o número de empregos.
Faz parte da comemoração da programação municipal de aniversário da cidade, missa em ação de graça a ser celebrada no dia 14 de agosto, às 7:00 horas na Igreja de Santo Antônio do Colégio Nossa das Graças. Vamos nos unir em oração e pedir a Deus a coragem de demonstrar o amor por nossa terra, saindo da nossa zona de conforto para presenteá-la com as coisas simples, que estão ao nosso alcance e com soluções a curto prazo, sem a perder a esperança de dias melhores num futuro não tão longe.  Afinal,
 “A doce sombra/ Da paz suprema/Progredir sempre,/É o nosso lema."
.
.