domingo, 31 de maio de 2009

BARRAGEM ALGODÕES E PONTE DO PIRANGI


HOJE FOMOS ATÉ O BURITI DOS LOPES, REGIÃO AFETADA PELA ROMPIMENTO DA BARRAGEM ALGODÕES VERIFICAR IN LOCO A CALAMIDADE PROVOCADA PELAS ÁGUAS. REGISTREI COM FOTOS A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA A BR 343, DEIXANDO A CIDADE DE PARNAÍBA ISOLADA DA CAPITAL ATÉ QUE SE TOME PROVIDÊNCIAS DE UM DESVIO ENQUANTO SE RECUPERA A BR.




SEGUNDO O DIRETOR E O CHEFE DE ENGENHARIA DA SUPERITENDÊNCIA REGIONAL DO PIAUÍ DO DNIT ( DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA - ESTRUTRA DE TRANSPORTE/ JORNAL O DIA DE 30.05.2009), SÓ É POSSÍVEL AVALIAR OS ESTRAGOS OCORRIDOS APÓS AS ÁGUAS BAIXAREM. EM RELAÇÃO A PONTE, FOI ADVERTIDO SEGUNDO ESTAS AUTORIDADES QUE APESAR DE APARENTEMENTE NÃO TER SOFRIDO DANOS, É NECESSÁRIO AVALIAR SE ESTÁ REALMENTE SEGURA PARA USO POIS SUAS BASES PODE TER SIDO DANIFICADAS.




A BARRAGEM ALGODÕES FOI CONSTRUÍDA EM 2001 E NUNCA HAVIA SANGRADO. EM CONSEQUÊNCIA DAS CHUVAS QUE ASSOLA ESTA REGIÃO HOUVE UM VAZAMENTO NA PAREDE DA BARRAGEM CAUSANDO UM VERDADEIRO DESASTRE. O VOLUME DE ÁGUAS CHEGOU ATÉ A BR 343 DESTRUÍNDO AS DUAS CABEÇEIRAS DA PONTE DO PIRANGI E DANIFICANDO A ESTRADA QUE FICA SOBRE UM BOEIRO A MAIS OU MENOS 250 METROS DA REFERIDA PONTE.




A BARRAGEM ALGODÕES QUE TEM CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE 56 MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ÁGUA AO ROMPER LEVOU CASAS, PRÉDIO, BARES, CHURRASCARIAS E PLANTAÇÕES. O PIOR, QUATRO PESSOAS MORRERAM, ONZE ESTAVAM DESAPARECIDAS E 80 FERIDAS DE ACORDO COM A INFORMAÇÃO DA DEFESA DE CIVIL (29.05.2009/ JORNAL O DIA).



O VOLUME DE ÁGUA QUE SAIU DA BARRAGEM ALGODÕES CHEGOU ATÉ A BR - 343, ISOLANDO OS MUNICÍPIOS DE BURITI DOS LOPES E PARNAÍBA PERCORRENDO 80 KM ATÉ DESAGUAR NO RIO PARNAÍBA PRÓXIMO AO JANDIRA ( LIGA PIAUÍ AO MARANHÃO). ENTRE OS DIAS 26 E 27 O RIO PIRANGI RECEBEU 1O6 MM DE ÁGUA, O QUE MUITO REPRESENTA PARA UM RIO QUE TEM 100 QUILOMETROS DE EXTENSÃO, MENOR QUE RIO POTI QUE TEM 300 QUILOMETROS ENQUANTO O RIO PARNAÍBA 1.480 QUILOMÊTROS.


O PROJETISTA DA BARRAGEM, O ENGENHEIRO LUIS HERNANI DE CARVALHO (SERVIDOR APOSENTADO DO DENOCS) , ESTEVE NO LOCAL ANTES DA TRAGÉDIA E GARANTIU QUE NÃO HAVERIA RISCO DA BARRAGEM ROMPER ( JORNAL O DIA DE 29.05.2009), MAS A QUANTIDADE DE CHUVA FUGIU DAS PREVISÕES OCORRENDO O CAOS.