segunda-feira, 11 de junho de 2012

VOU TE CONTAR - COMENTÁRIO







RECEBI POR E-MAIL A CORRESPONDÊNCIA ABAIXO ANEXADA ENVIADA PELO DESEMBARGADOR JOSÉ SOARES DE ALBUQUERQUE, COMENTANDO O LIVRO DE MINHA AUTORIA "VOU TE CONTAR".


Teresina, 11 DE JUNHO DE 2012.

Mestra Dilma Ponte de Brito,
Recebi o seu livro: Vou te contar. Li, a princípio, o comentário do renomado escritor piauiense – Herculano Morais, meu particular amigo e companheiro de jornadas estudantis. Ele é franco, honesto, sério e admirador do que é bom, bem feito e merecedor de encômios, in casu, o Livro comentado. Abre a apresentação de maneira singular: “Uma das maiores cronistas piauienses da atualidade, integrante de uma geração de escritores que vêm revolucionando a literatura parnaibana,  Maria Dilma Ponte de Brito retorna ao seu público com este divertido e bem concebido “Vou Te Contar”, reproduzindo a técnica de análise, interpretação e descrição dos temas do cotidiano brasileiro, desenvolvida em “Histórias de Marilu” (2005) e “Assim é a Vida” (2006) caleidópios de enredos pitorescos, alegres e bem humorados, extraídos de sua vivência e da observação dos fatos urbanos da sociedade”.

Disse tudo sobre o Livro de Crônicas. E o disse de uma forma como ele sabe escrever a ponto de, quem tomar conhecimento, procurar as livrarias dessa majestosa cidade com a finalidade  de comprar a obra literária para conhecê-la em profundidade. É uma apresentação que eu chamaria de síntese.

Prossegue, o imortal Herculano Morais: “As diferenças humanas são analisadas e reveladas em textos objetivos (Até Zeor Hora) e sentimentais (Da partida ao Regresso), revelando as versatilidade de uma cronista que conhece o seu oficio.”

Diria, Mestra Dilma, sei por antecipação que este Livro é mais um que nasce de suas observações do dia a dia dos tipos humanos, conversações, trejeitos, brincadeiras, modo de se portar em público... Vou lê-lo em sua essência. Irei descendá-lo capitulo por capitulo. Quero e preciso conhecer mais um trabalho literário de sua lavra. Lê-lo, Mestra Dilma é como vivenciar todos os lances das crônicas. É acompanhar cada uma das historias narradas com a precisão do artesão primoroso. É um aprendizado que dá gosto de se ver. É, enfim, uma lição de vida.

Parabéns, Dilma, por mais um Livro de crônicas. Só que, desta feita é: “VOU TE CONTAR”.

De seu leitor que lhe admira e respeita por suas qualidades excelsas.


                                                                Des. José Soares de Albuquerque

REVISTA VEJA DE 06.06.2012

.

.
A REVISTA VEJA DE 06.06.2012 PUBLICOU UM COMENTÁRIO QUE FIZ ACERCA DA MATÉRIA DO ECONOMISTA CLAUDIO DE MOURA E CASTRO. VEJA NA ÍNTEGRA O MEU PRONUNCIMENTO.







O COMENTÁRIO ABAIXO FOI DE REVISTA VEJA MAIS ANTIGA. ELE JÁ DEVE CONSTAR NESSE BLOG. NÃO DELETEI AO NOTAR QUE TINHA GRAVADO ERRADO PORQUE ELE RECEBEU COMENTÁRIO.
.

.