domingo, 18 de outubro de 2009

POSSE NO IHGGP -18.10.2009

AOS DEZOITO DIA DO MÊS DE OUTUBRO DE DOIS MIL E NOVE, A PROFESSORA MARIA DILMA PONTE DE BRITO , TOMOU ASSENTO NA CADEIRA 24 DO INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE PARNAIBA - IHGGP,QUE TEM COMO PATRONO MIRÓCLES VÉRAS E COMO PRIMEIRO OCUPANTE A PROFESSORA ELITA ARAÚJO.


NA FOTO ABAIXO A PROFESSORA MARIA DILMA PONTE DE BRITO COM O PRESIDENTE DO INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE PARNAÍBA, REGINALDO JUNIOR.


A PROFESSORA MARIA DILMA PONTE DE BRITO SENDO ENTREVISTADA PELA TELEVISÃO A RESPEITO DE SUA POSSE NO IHGGP.

A SOLENIDADE ACONTECEU NO AUDITÓRIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL PORTO DAS BARCAS, ÀS 19:00 HORAS, COM A PRESENÇA DAS SEGUINTES AUTORIDADES QUE FORAM CONVIDADOS A COMPOR A MESA DE HONRA: GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ WELLINGTON DIAS, PREFEITO MUNICIPAL DE PARNAÍBA, JOSÉ HAMILTON FURTADO CASTELO BRANCO, DEPUTADOS FEDERAIS: PAES LANDIM, ANTÔNIO MEDEIROS, NAZARENO FONTELES, SECRETÁRIO ESTADUAL DA FAZENDA, ANTONIO NETO, SECRETÁRIO DE TURISMO, SILVIO LEITE, SECRETÁRIA NACIONAL DA DEFESA CIVIL, IVONE VALENTE, PRESIDENTE NACIONAL DO SESI, JAIR MENEGUELE, PRESIDENTE DA ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS ANTÔNIO DE PÁDUA, PRESIDENTE DO IHGGP, REGINALDO JUNIOR, PREFEITO DE LUIS CORREIA, REPRESENTANTE DO TURISMO PARNAIBANO, INGRID CLARK, MARIA DILMA PONTE DE BRITO QUE FOI EMPOSSADA NO IHGGP ,DENTRE OUTRAS.


MOMENTO EM QUE A NOVEL EMPOSSADA NO IHGGP, USOU DA PALAVRA .


A POSSE DA PROFESSORA DILMA FEZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES DO DIA DO PIAUÍ, ASSIM O GOVERNADOR WELLINGTON DIAS NESSA MESMA SOLENIDADE PRESTOU HOMENAGENS AS PESSOAS QUE SE DESTACARAM NA CIDADE DE PARNAÍBA OUTORGANDO A ORDEM ESTADUAL DO MÉRITO RENASCENÇA DO PIAUÍ.


ABAIXO O DIPLOMA DE SÓCIA EFETIVA, O COLAR E O BOTOM QUE DERAM A PROFESSORA DILMA O TÍTULO DE SÓCIO EFETIVA DO IHGGP. SEU NOME FOI CITADO PELO GOVERNDOR DO ESTADO E PELO DEPUTADO FEDERAL ANTÔNIO MEDEIROS EM SUAS FALAS.



ABAIXO O DICURSO DE POSSE NA NOVEL ACADÊMICA AO INGRESSAR NO IHGGP ( RECOMENDAÇÃO DO CERIMONIAL DA GOVERNADORIA QUE DEVERIA TER DURAÇÃO DE MAIS OU MENOS TRÊS MINUTOS).


“O presente é mais breve que o relâmpago e o futuro não é mais que uma miragem e, sendo assim tudo o que existe é o passado e aquilo que ainda não o é, um dia será” – palavras sábias do bispo Santo Arnuf.

Assim, no passado não muito distante, mas precisamente no dia 13 de janeiro de 2000, o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba – IHGGP, Instituição que com muito orgulho, passo a fazer parte oficialmente, a partir desta noite memorável, foi criado por onze pessoas renomadas de nossa cidade, intelectuais atuantes nas mais diversas áreas, todos preocupados em resguardar o patrimônio histórico da cidade de Parnaíba, valioso tesouro que retrata o nosso passado e presente; protegendo dessa forma para o futuro, a memória de uma cidade que tem uma história marcada de relevantes acontecimentos.

Após três anos de sua fundação, no dia 19 de outubro de 2003, dia do Piauí, foi empossada sua primeira diretoria tendo como Presidente a nossa estimada, Maria Filomena Mendes Bezerra (in memorian), carinhosamente chamada de D.Lozinha e como bibliotecária a Professora Elita Araújo dos Santos, que ocupava a cadeira número 24 que tem como Patrono Dr.Mirócles Veras. Acometida por acidente vascular cerebral deixou vaga a referida cadeira no dia 19 de novembro de 2006. E para ocupá-la, realizou-se uma eleição na sede do IHGGP no dia 07 de dezembro de 2008, concorrendo três candidatos e saindo vitoriosa Maria Dilma Ponte de Brito, a oradora que vos fala. Portanto, sou a primeira sócia eleita por voto a fazer parte deste instituto.

Dr. Mirócles Veras, Patrono da cadeira que passo a ocupar, nasceu na cidade de Parnaíba no dia 25.03.1890. Seus pais Emídio Gomes Veras e Maria Campos Veras, o educaram dando-lhe uma formação médica, profissão que abraçou com muita responsabilidade, destacando-se como profissional respeitado e competente. Foi o fundador da Maternidade Marques Bastos e como homem versátil que era, ocupou cargos fora de sua área acadêmica, mas sempre voltado a servir o nosso povo, seja como o profissional da saúde ou como político. Foi Deputado Federal e prefeito de Parnaíba por duas vezes.

A primeira ocupante desta cadeira, a Professora Elita Santos Araújo, nasceu na cidade de Parnaíba no dia 21.05.1925. Professora, licenciada pelo MEC, exerceu sua profissão em vários educandários de rede pública e particular destacando-se como professora de Ciências Física e Biológica. Colaborou com seus escritos na imprensa local e teresinense. Suas crônicas e poesias estão compiladas em várias obras que publicou ainda em vida. Entre elas destacamos: Parnaíba, o tempo e o espaço; Penso..., Por isto escrevo! Na Academia Parnaibana de Letras – APAL ocupou a cadeira de número 14, que também tem como patrono Dr. Mirócles de Campos Véras.

Nesta sessão solene e festiva, em que comemoramos antecipadamente o dia do Piauí, em que sou empossada nesse sodalício, comprometendo-me a unir-me com meus demais confrades na defesa dos valores históricos da nossa cidade, promover e estimular a produção cultural e trabalhar para a consecução de seus objetivos: divulgar a História, a Geografia a Genealogia e Ciências Correlatas, de Parnaíba e do Piauí, sempre na defesa da verdade histórica.

Concluo minhas palavras, agradecendo aos confrades e confreiras que indicaram meu nome através do voto para fazer parte desde celeiro cultural. Comprometo-me assumir as responsabilidades impostas à cadeira que assumo, lutando para inserir a nossa história do passado no contexto atual, tendo, porém, o discernimento que não existe um saber histórico acabado. Novos documentos, novos patrimônios culturais estarão cotidianamente somados aos já existentes.

Estamos prontos para dividir conhecimentos, para somar com o nosso esforço, para multiplicar a cultura, divulgando nas escolas, nas instituições de ensino superior e na sociedade, o rico acervo que o IHGG coletou durante seu curto tempo de fundação. Os arquivos desta casa são preciosas fontes de pesquisas. Seu patrimônio é ouro, é prata, é cultura, que retrata o nosso presente com o olhar no nosso passado.

“O passado precisa ser ouvido pelo presente sob a ameaça de não negar sua terceira irmã, o futuro”. (Renato Moncellin).
Obrigada!


OUTRAS FOTOS DO MOMENTO DA POSSE