segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO



.
            Consciência é a capacidade de se reconhecer valores e mandamentos morais e aplica-los em diferentes situações, segundo o dicionário Michaeli que também define educação como sendo cortesia, parece simples a gente ser consciente e ao mesmo tempo educado e cortez no dia-a- dia.
.
            Na prática a coisa não é tão simples assim porque, a educação não é coisa de momento, ou se é educado ou não é. A educação se revela na forma da pessoa falar, se vestir, comer e conversar. Mas vai, além disso, alguns mínimos detalhes demonstram o quão fina e educada é a pessoa.
.
            Por exemplo, você na posição de professor, apaga o quadro para entregar a sala ao próximo que ministrará a aula seguinte?  Não custa nada, um gestinho amigável desse. E se você tiver na  esteira da Academia ao completar seu tempo, tem o cuidado de zerar a máquina para o próximo usuário? Se você ao passar pela rua encontra uma caixa seca ou uma pedra empatando o transito você é capaz de descer do carro e retira-la do caminho? Quando você está no caixa do super mercado naquela fila que não tem embalador, enquanto chega sua vez você ajuda a ensacar a mercadoria de quem está a sua frente?  Quando você não encontra nenhum cesto de lixo por perto você põe na sua bolsa o papel de bala, o saco de pipoca vazio?
.
            Certos gestos simples revelam que a pessoa é consciente e educada. Não basta para demonstrar educação os cumprimentos formais de bom dia, boa tarde, boa noite. Não basta o pedido de desculpar, por favor, principalmente quando essas atitudes são feitas de forma mecânica. A pessoa educada cumprimenta com um sorriso onde os olhos falam e alma participa.
.
            Não falar alto, manter o equilíbrio emocional em situações inusitadas, saber escolher a fragrância do perfume de acordo com a ocasião, vestir-se de forma discreta, respeitar os sinais de transito, não fazer perguntas embaraçosas, economizar a água e a energia, preservar o meio ambiente tudo isso é educação e consciência. Povo consciente, sociedade educada,
.
.

CELULAR, VOCÊ HIGIENIZA?

.
CELULAR É UM APARELHO INDISPENSÁVEL NA VIDA DA GENTE. É COMO UMA GELADEIRA, UM LIQUIDIFICADOR QUE TODO MUNDO PRECISA. AS NOVIDADES NESSE PRODUTO ACONTECE A CADA DIA, TRAZENDO INOVAÇÕES PRÁTICAS. A MODA AGORA É O CELULAR 3G. TODO MUNDO ESTÁ TROCANDO O SEU VELHO CELULAR POR UM. MUITA GENTE ESTÁ PREOCUPADA EM FICAR ATULIZADO SEM NEM MESMO ENTEDENDER OS BENEFÍCIOS DO NOVO PRODUTO. É COMO COMPUTADOR, AS PESSOAS PROCURAM O MAIS MODERNO E NEM SEQUER TIRAM PARTIDO DE SUAS INOVAÇÕES.
.
EU TENHO UMA AMIGA QUE É GERENTE DE UMA LOJA QUE VENDE CELULAR E ELA DISSE QUE AS PESSOAS CHEGAM LÁ DIZENDO: EU QUERO UM CELULAR
3P, SEM SABER NEM O QUE ESTÁ COMPRADO. NA VERDADE ESSA PESSOA QUERIA MESMO ERA UM CELULAR 3G, QUE  SIGNIFICA A TERCEIRA GERAÇÃO DA TELEFONIA.
.
POIS BEM, MAS A PERGUNTA É: VOCÊ HIGIENIZA SEU CELULAR? POIS FIQUE SABENDO QUE É PRECISO CUIDAR DO CELULAR. ELE TRANSMITE BACTÉRIAS COMPARADAS AS DE SOLA DE SAPATO OU TEMPA DE PRIVADA.
.
O CERTO É HIGIENIZAR COM PANO UMEDECIDO COM DETERGENTE NEUTRO E  PASSAR COTONETE NAS PARTES MAIS DIFÍCEIS. PAPEL HIGIÊNICO MACIO UMEDECIDO COM ALCOOL GEL TAMBÉM É RECOMENDADO. PALHA DE AÇO E OUTROS MATERIAIS SIMILARES PODE CAUSAR CURTO-CIRCUITO. NÃO USE. CUIDADO!
.
 A HIGIENIZAÇÃO DEVE SER FEITA UMA VEZ NA SEMANA, COM O CELULAR DESLIGADO E DEIXE SECAR POR DEZ MINUTOS. SE USAR CAPINHA TAMBÉM FAÇA A DEVIDA LIMPEZA.
.
É IMPORTANTE ELIMINAR AS BACTÉRIAS INDESEJÁVAEIS DE SEU CELULAR, ISSO SIGNIFICA SAÚDE.