terça-feira, 13 de setembro de 2011

VIAGEM

. VIAGEM PARA ALAGOAS E SERGIPE
. Ainda falta conhecer uma boa parte desse lindo Brasil.
DESBRAVANDO O BRASIL
.
Os próximos Estados Brasileiros que tenho prioridades em conhecer são Espírito Santo e Goiás. Fica para segundo plano o restante dos Estados que ainda não tive o prazer de visitar: Tocantins, Mato - Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.
.

.

. 08 DE SETEMBRO DE 2011
.
NO DIA 08 DE SETEMBRO DE 2011, DIA DE MEU ANIVERSÁRIO, TOMEI CAFÉ DA MANHÃ NO LAGOA MAR HOTEL, NA CAPITAL ALOGOANA - MACEIÓ. SAIMOS NO DIA 07 DE SETEMBRO PELA MANHÃ DE PARNAÍBA COM DESTINO A TERESINA E ÀS 15:45 PEGAMOS VÔO DA TAM COM ESCALA EM BRASÍLIA, CHEGANDO EM MACEIÓ ÀS 00:05 DO DIA 08.
.
A CIDADE DE MACEIÓ É CONHECIDA TAMBÉM COM O NOME DE "PARAISO DAS ÁGUAS", "CARIBE BRASILEIRO" E "CIDADE SORRISO". TEM APROXIMADAMENTE 503 KM QUADRADOS, SEU CLIMA É EM MÉDIA DE 19 A 25 GRAUS, ESTÁ SITUADA ENTRE O OCEANO ATLÂNTICO E A LAGOA DE MANDAÚ QUE TEM GRANDE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA PARA OS POVOADOS DE PESCADORES QUE VIVEM EM SUA MARGEM. A CIDADE TEM UM SETOR INDUSTRIAL DIVERSIFICADO CONTANDO COM INDÚSTRIAS QUÍMICAS, AÇUCAREIRAS, DE ÁLCOOL, DE CIMENTO E DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS. É RICA EM SAL - GEMA E A AGRICULTURA, A PECUÁRIA, A EXTRAÇÃO DE GÁS NATURAL PETRÓLEO TAMBÉM SÃO LÁ EXPLORADOS. POSSUI 40 KM DE PRAIA PARADISÍACAS ONDE O MAR VARIA DE COR - DO AZUL AO VERDE.
.
NESSE PASSEIO CONHECEMOS NO ESTADO DE ALAGOAS ALÉM DA CAPITAL OS MUNICÍPIOS DE MARECHAL DEODORO E SÃO MIGUEL DOS CAMPOS. EM SERGIPE CONHECEMOS ALÉM DA CAPITAL ARACAJU O MUNICÍPIO DE BARRA DOS COQUEIROS.
.
.
APÓS O CAFÉ DA MANHÃ FOMOS PASSEAR NA ORLA MARÍTIMA ENQUANTO AGUARDAVAMOS UM PASSEIO TURISTISCO PARA CONHECER AS ILHAS DE MACEIÓ. SAÍMOS CAMINHANDO DA PRAIA DE PONTA VERDE ATÉ A PRAIA DE PAJUÇURA APRECIANDO AS BELEZAS NATURAIS E ARTIFICIAIS QUE CONTORNAM TODA A EXTENSÃO MARÍTIMA DA CIDADE. TUDO LÁ É LINDO. O MAR, OS QUIOSQUES, O CALÇADÃO, OS COQUEIROS, OS PRÉDIOS, RESTAURANTES, ETC.
.
.


. PRAIA DE PAJUÇARA
.
A praia de Pajuçara possui águas tranquilas e uma ótima estrutura de bares, edifícios residenciais, hotéis, restaurantes, feirinha de artesanato e outras coisas mais.


PRAIA DA PONTA VERDE
A Praia de Ponta Verde tem um mar calmo e transparente, piscinas naturais, coqueiros, águas mornas e gostosas. É um local com execelentes hotéis e onde os jovens se encontram para passear nos calçadões, jogar volei, comer pizzas e conversar. Aliás, percebi que a orla marítima de Maceió é também muito frequentada por idosos que se tornam jovens no meio de um elevado astral que proporciona esse pedaço de nordeste.
.

.
.
Almoçamos no restaurtante com vista para a Lagoa do Mandaú. Na verdade aparenta mais um rio que uma lagoa. O almoço fazia parte de um pacote que nos levou de barco para conhecer nove ilhas. Esse passeio percorre a Lagoa do Mandaú que tem 27 km de extensão. Os manguezais, coqueiros, ilhas e ilhotas embelezam todo o percurso. Passamos pelas ilhas de Santa Marta, Ilha dos Coqueiros , Ilha das Andorinhas, Ilha do Fogo e outras. Beleza ímpar.
. AS FOTOS ABAIXO FORAM TIRADOS NO PASSEIO DE BARCO
.





.
Nas ilhas que visitamos encontramos casas de personalidades importantes de Maceió (Renan Calheiros e família Collor). A casa acima pertence a uma das pessoas que se destacaram politicamente no estado de Alagoas.
.




FOTOS NA ILHA DO CARLITO








.
FINAL DA TARDE RETORNANDO PARA MACEIÓ
.
.
. Estreitamos laços de amizades com a família bahiana que participou do passeio turísticos conosco até as nove ilhas de Maceió.
.
Outros amigos de viagem. Mineiros e uma capixaba.
.


.
POR DO SOL VISTO DE DENTRO DO BARCO. LINDO!
.
A noite jantamos num rodízio de massas "Foca Bier" na Praia da Ponta Verde.
.

DIA 09 DE SETEMBRO DE 2011
.
Após o café ficamos uns minutinhos na piscina do Hotel e em seguida fomos conhecer o centro histórico e cultural da cidade de Macéio.
.

A foto acima mostra a faixada do Hotel Lagoa do Mar na Praia de Ponta Verde onde ficamos hospedados. Da varada de nosso apartamento apreciamos o mar.
.
.
Fotos no centro da cidade de Maceió na Praça onde fica a Catedral, o Palácio do Governo e o Museu Floriano Peixoto.
.

A Catedral Metropolitana de Maceió ou Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres que é a padroeira da cidade, encontra-se em reforma. Sua pedra fundamental foi lançada e 1821 e inaugurada em 1829 com a presença de D.Pedro II e sua esposa Teresa Cristina.
.
.
As três fotos abaixo foram tiradas na Assembléia Legislativa. Belas quadros de artítistas famosos estão expostos em sua entrada.
.


.
Foto da parte interna da Igreja de Nossa Senhora dos Pretos no Centro de Maceió.
.
Visitamos o Instituto Histórico Geográfico de Alagoas . Fui muito bem recebida por dois de seus membros que me presentearam com várias obras dos escritores da terra e livros com registro do Instituto e outros que contam a história da cidade. O IHGAL foi fundado em 1869 e durante toda a sua existência acumulou um vasto e importante arquivo e biblioteca especializada em História contendo 15 mil volumes e uma hemoteca com 79 títulos de jornais locais. Entre suas peças raras pode -se ver cerâmicas, artefatos indígenas, peças autênticas pertencentes a Deodoro e Floriano, respectivamente proclamdor e consolidador da República. Guarda e preserva relíquias de Lampião e Maria Bonita, canhões portugueses, franceses e holandeses dentre outros objetos de valor histórico e cultural.
.
O IHGAL fica na antiga Rua do Sol, hoje Rua João Pessoa. No seu interior tem muitos documentos históricos, pinturas e objetos pertencentes aos cultos afro brasileiros. Possui um Museu Histório e Etnográfico com precioso acervo da história regional. Tem 60 sócios efetivos que se reunem na última quarta-feira de cada mês. No primeiro domingo de cada mês abre suas portas para oferecer gratuitamente em seu salão nobre apresentação de música clássica e popular. De segunda a sexta no horário de 8:00 às 12:00 recebe estudantes, pesquisadores e visitantes de várias procedências. Excepcionalmente desde que agendado com antecedência pode abrir em outros horários.
.


.
A Igreja de Nossa Senhora de Bom Jesus dos Martírios fica na Praça Floriano Peixoto. É uma Igreja de linhas ecléticas de arquitetura barroco e neoclássica recoberta de azulejo português de cor azul.
.
.
Na Praça Pedro II está a Catedral Motropolitana. Na foto acima ela é vista ao fundo. A Catedral também é conhecida pelo nome de Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres que é a padroeira da cidade. Estou segurando em uma das mãos livros que ganhei dos confrades do IHGAL.
.
.
O Palácio Floriano Peixoto era até pouco tempo a residência oficial do Governo do Estado e sede do Governo. Sua construção é de de 1893 e foi inaugurado em 1902. É conhecido também pelo nome de Palácio dos Martírios porque faz parte do conjunto arquitetônico dos Martírios tombado pelo Patrimônio Estadual no ano de 200o através de Decreto Lei. Hoje o Palácio se transformou em Museu com acervo mobiliário dos séculos XIX e XX com muitas pratarias, cristais, telas de pintores alagoanas e muitas peças raras.
.




.
O Memorial de Lêdo Ivo, escritor, romancista, contista, membro da Academia Brasileira de Letras, ocupante da Cadeira 10, está no Museu Floriano Peixoto. Ele se fez presente na Abertura da Festa Literária de Marechal Deodoro (07.09.2011), já o segundo evento cultural da cidade, onde proferiu palestra.














.
No centro da cidade fizemos compras no mercado de artesanato e outras no "Maceió Shopping" que tem aproximadamente 215 lojas e 1.600 vagas para estacionamento. Tem duas salas de cinema e é o shopping mais antigo do estado. A cidade tem mais um outro shopping o chamado Shopping Pátio Maceió.
..
À noite jantamos num restaurante chic da Praia de Pajuçara " Imperador dos Camarões" com direito a música ao vivo e traslado de ida e volta.
.

DIA 10 DE SETEMBRO DE 2011
.
No dia 10 de setembro após o café da manhã ficamos no salão de jogos do hotel aguardando o motorista / guia que nos levou para conhecer a capital do estado de Sergipe - Aracaju.
.

Estrada a caminho de Aracaju.
.
Ao longo da estrada muito plantio de Cana- de- açucar.
.
.
.Encontramos também assentamento dos sem terras, no percurso.
.

PRAIAS DE ARCAJU
.
Aracaju é uma cidade litorânea cortada pelos rios Sergipe e Coxim. Tinha em 2010, 570 973 habitantes, conforme o Censo. O seu nome significa na lingua índigena "cajueiro dos pagagaios".
.
Ará - papagaio, acaiu - fruto do cajueiro. Foi fundada em 1855, sendo a primeira capital planejada do estado brasileiro. Seu clima é quente e úmido com temperatura média de 26 graus. O mar fica um pouco distante do calçadão, conforme pode -se observar na foto abaixo.
.
.
A orla marítima de Aracaju é moderna e bem equipada. Tem espaço para exercícios físicos, bancos, quiosques, monumentos com figuras de pessoas ilustres da cidade e calçadões para caminhada.
.



.
Acesso ao mar através de uma espécie de ponte de madeira evitando o pisar na areia e na vegetação praiana.
.
.
Os bancos da orla marítima são coloridos e estilosos.
.
.
Personalidades aracajuenses esculpidas
.



.
Parte dos quisosques na orla marítima ainda está em fase de conclusão.
.
.
Alguns prédios de luxo de Aracaju ficam à margem do Rio Sergipe, local privilegiado da cidade. Esses prédios se expandiram na décadade 80 e embelezaram a cidade. O Edifício Atalaia foi o primeiro arranha -céu da cidade inaugurado em 1958.
.


.
Antigo Porto de Aracaju (foto abaixo) localizado a 6 km da foz do rio Sergipe. A partir de 1994 o porto passou a funcionar na Barra dos Coqueiros em parceria com a Vale do Rio Doce.
.
.
A Ponte Construtor João Alves liga a cidade de Aracaju a Cidade dos Coqueiros. Sua obra empregou mais de mil operários e foi inaugurada em 2006.
.
.
No percurso entre a orla marítima de Aracaju até a cidade dos Coqueiros pela Ponte João Alves, passamos por muitos bairros da cidade, pelo rio Sergipe, pelo mercado e depois retornamos ao a orla marítima de Aracaju e almoçamos no Restaurante Ponto da Picanha que além da picanha tinha peixe, camarão e outros frutos do mar que foi a nossa preferencia.
.









.
Retornando a Maceió.
.

.
Chegamos já anoitinha em Maceió. Fomos jantar em um dos restaurantes da orla marítima "Lopana", mas antes visitamos a Feira de Artesanato de Pajuçara que é rica em trabalhos de fibra de côco, bordado, madeira e cerâmica.
.

DOMINGO - 10.09.2011
. Logo após o café da manhã de domingo fizemos um passeio turístico pelas praias mais distantes de Maceió. Um onibus muito confortávael nos pegou no hotel e desde a saída o guia explicava a história de Maceió, apresentando os prédios históricos, praças, monumentos, igrejas e tudo que aparecia de importante no caminho. No transporte tinha turistas de toda parte do Brasil. Estreitamos amizade com troca de e-mais com uma gaúcha, uma mineira com seus dois filhos e uma capixaba.
.
A primeira praia que visitamos foi a Praia do Francês. Fica a 20 km de Maceió no município de Marechal Deodoro. Está localizada entre o mar e lagoa Manguaba com 34 km de extensão, diversas ilhas e manguezais. É local excelente para a prática de surf. Em um de seus lados tem proteção de uma barreira de arrecifes que quando a maré baixa forma piscinas naturais de águas mornas e transparentes.
.
.
Na Praia do Francês encontramos artesanato, bares e barcos para passeio.
.
Fomos de barco da Praia do Francês para a Praia do Gunga, fazendo uma parada na Barra de São Miguel. No fundo uma amiga de viagem Capixaba.
.










.
A Barra de São Miguel fica a 34 km de Maceió, é um dos balneários mais badalados de Alagoas. Possui 230 km de litoral com praias paradisíacas. Fomos de barco ver de perto a formação dos arrecifes que são esculpidos pelo trabalho incessante das águas sobre as rochas.
.




. Arrecifes da Praia de São Miguel.







. Chegamos a Praia do Gunga de barco. Ela é chamada de Paraíso de Alagoas. De bugre fomos conferir de perto as falésias (barreiras), paisagens belíssimas.



.
Fomos de bugre até as falésias.
. Lindas fotos nas falésias.
.



DIA 12 - SEGUNDA FEIRA
Tudo tem começo, meio e fim. Chegamos ao final de nosso passeio. A foto abaixo registra momento descontraído no Aeroporto Zumbi dos Palmares em Maceió, aguardando a hora do vôo com destino a Teresina fazendo escala em Salvador e Brasília.
.
.
Dentro da aeronave em Salvador.
.
.
Este passeio foi um excelente presente de aniversário. A festa para compatilhar com os amigos data tão significativa foi adiada para o dia 23 de setembro. As ladies virão festejar comigo. Mas, mesmo ausente fui lembrada pelos familiares e amigos do coração. Recebi parabéns com presentes e pelo celular felicitações além de mensagens por e-mails. Quem me parabenizou: os tres familiares, Renata, Anne, Lúcia, Ereny, Excelsa, Cândido, Mainha, Maria Helena, Rosinha, Caco, Nilza, Anabb, Carlos Augusto, Karine, D.Cristina, Rosalila e....acho que só. Será que esqueci de citar alguém?
.
EM TEMPO
.
Passeando pelas ruas de Maceió encontrei um monumento de Lions Clube. Fotografei para registrar.
.