sábado, 15 de dezembro de 2012

NATAL

 
 
É NATAL!
 
            Como é bonito a gente passear nas ruas no mês de dezembro. Tudo enfeitado. Muita luz, muito verde para representar a esperança de dias melhores com a chegada do Menino de Jesus, muito vermelho símbolo da alegria, muitos presentes o que é bom para o comércio, para quem dá e para quem recebe.
 
            Observando todo este momento de “Festas” fiquei a matutar. Por que se costuma dizer: “Que a alegria do Natal, perdure por todo o Ano Novo?” Por que desejamos coisas boas somente para o ano seguinte? E os outros anos? A minha mente raciocinou rápido e respondeu: é porque no final do próximo ano começará tudo outra vez e renovaremos os votos de Boas Festas. Não me dando por satisfeita continuei minha meditação e veio outra pergunta: Por que não presentear todo dia? Minha cabeça respondeu de pronto. Porque não há bolso que aguente diariamente comprar tanto presente de natal, fazer festas e mais festas. Presente é caro.
 
            E continuando a minha reflexão cheguei a conclusão de que tem “presentes” e “presentes”. E o presente de Natal que representa o seu verdadeiro significado não é caro. O melhor presente de Natal é a amizade. “Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito”. A amizade não tem valor monetário. É barata. Nada custa pra quem dá e como é valiosa para quem recebe.
 
            O sorriso é um presente que pode ser estampado no rosto cotidianamente sem nenhum custo. O sorriso é uma língua universal. Quem ri evita rugas porque exercita os músculos da face. Quem é recebido com o sorriso capta a mensagem: estou contente em ver você. Isto é Natal! Levar alegria para todos. Pobres e ricos, pessoas poderosas e pessoas simples se sentem bem com o presente da alegria, com o presente do sorriso.
 
            Elogiar é um presente de Natal que a gente pode oferecer todos os dias. Por que a gente só sabe criticar?
 
            Nesta época em que estamos embalados pelos nobres sentimentos natalinos enquanto aguardamos o dia 25 de dezembro que tal fazermos um compromisso?   Compromisso de fazer o “Natal” no nosso dia-a - dia. Enfeitar os nossos corações de luz e de amor. Presentear com amizade, solidariedade, perdão, compreensão e tantas outras coisas valiosas que não têm preço e representam o verdadeiro sentido do Natal!
 
BOAS FESTAS!