sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CARNAVAL


            Dizem que o brasileiro se prepara o ano inteiro para dançar em fevereiro quatro dias de carnaval. Na verdade, cada ano aumenta mais um dia de festa. Hoje existem as festas pré - carnavalescas e as pós carnavalescas e tem mais, o carnaval pode ser em março porque é uma festa móvel. A data desta festa que é chamada de popular muda todo ano e é fixada pela Igreja Católica. Acontece durante os quatro dias que precedem a quarta – feira de cinzas.
.
            O brasileiro é assim, animado, pra cima, esperançoso e tem o samba no pé. Ele participa de corsos, blocos, trios elétricos e se rebola com qualquer batuque. Esquece seus problemas e vive só alegria neste período.
.
            Apesar de tudo a gente não pode deixar de enxergar o outro lado destes dias de folia. A jornalista da TV Tambaú de João Pessoa, Rachael Sheherazade, apresentou em rede nacional um comentário negativo sobre o carnaval que não deixa de estar cheio de verdades e que causou uma grande polêmica. Alguns concordam em número e em grau com a fala da jornalista e outros não. Ela enfatizou que preço dos abadas, dos camarotes, o valor paga as bandas, aos trios elétricos, tira a popularidade do carnaval que passa a ser visto com uma festa cara e seleta. Outros aspectos também são observados pela jornalista, como por exemplo, a segurança física em relação ao policiamento e disponibilidade de ambulância e serviços médicos dispensados aos foliões que bebem demais ou entram confusões em conseqüência de excesso do álcool.Segurança está que é negada as pessoas nos outros dias do ano. A violência presente no nosso cotidiano tira do cidadão a liberdade de ir e vir. E não há policiamento suficiente para manter a ordem e a disciplina. Mas no carnaval tem. As ambulâncias para socorrer os doentes são minorias, mas no carnaval elas estão disponíveis para prestar socorro aos bêbados e aos foliões acidentados.
.
            Li na internet que foram distribuídos em Campo Grande 300 mil camisinhas para que os foliões se divertissem com segurança neste carnaval. Em outro site estava escrito: ‘A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou, nesta quinta-feira (16.02.2012), o planejamento operacional especial para os cinco dias de carnaval. A Polícia Militar vai empenhar 4.126 homens e 365 veículos, em todos os locais de festas, em 130 municípios do Estado de Mato Grosso.
.
            Encontrei  também a seguinte nota: reforço de 700 profissionais, 22 ambulâncias quatro com UTIs móveis, dois helicópteros, seis postos de saúde, quatro postos para realização de testes rápidos de Aids e um milhão de preservativos são números que fazem parte das ações da Secretaria de Saúde do Recife para o carnaval 2012.
.
            Há sem dúvida uma elevação de criminalidade, drogas e homicídios, explosão da imoralidade, prostituição, acidentes de trânsito e violência explícitos no período do carnaval. Mas, quem não gosta de ver o colorido das escolas de sambas, os desfiles na Avenida Marquês de Sapucaí? O carnaval do Rio de Janeiro, por exemplo, é sinônimo de beleza, de samba e de escolas de samba que atrai turistas de todo o mundo.
.
            Bom mesmo era o carnaval dos velhos tempos, onde os foliões dançavam ao som das marchinhas de Dalva de Oliveira, de Mario Lago, Chiquinha Gonzaga, Lamartinhe Babo que tinham ritmo e enredo belíssimos. Melhor ainda era tranqüilidade, a serenidade e a segurança de outrora.