domingo, 3 de fevereiro de 2013

CARNAVAL

.
E OLHA AÍ  A " T Ü R M A ", PRONTÍSSIMA PARA O CARNAVAL PRIVÊ NO DIA 09 DE FEVEREIRO DE 2013.
.
 
 
 
 
 

 
Mal tiramos os arranjos de Natal e nem ainda guardamos as louças da ceia já começamos nos organizar para uma nova festa. As lantejoulas e o brilho só maduram de endereço. Das roupas finas de final de ano para as fantasias. É carnaval.
.
            O Carnaval é uma festa móvel que ocorre 40 dias antes do domingos  de Páscoa. A Páscoa por sua vez é comemorada no primeiro domingo de lua de cheia após 21 de março. Sendo assim, os foliões às vezes têm que esperar o terceiro mês do ano para extravazar suas energias.
.
            Antigamente esta festa, que é a maior festa popular brasileira, durava quatro dias: sábado, domingo, segunda e terça – feira. A quarta de cinzas era um dia de respeito  a todo o sofrimento que  Jesus Cristo passou antes de sua morte e ressurreição.
.
            Como tudo muda, os tempos de folia também mudaram. As festas pré e pós carnavalescas virou moda e não dá nem mais para contar quantos dias dura o carnaval.
.
            As cidades praianas são as que mais se agitam nesta época e começam se preparar muito cedo, para receber os turistas carnavalescos, embora muitas vezes não consigam dá conta. Há até quem reclame do atendimento dos restaurantes, da superlotação das casas de praias, mas tudo vale a pena.
.
            Dinheiro não é problema, no carnaval. Todo mundo tem para comprar Abada, reservar seus camarotes, hotéis, pagar refeições, bebidas que nesta época dobram de preço. Ninguém nem se lembra de guardar o troco para o período escolar que se não começou está começando. Amanhã outro dia, dizem os foliões.
.
            Outra coisa interessante são formas de se curtir o carnaval. Tem gente que prefere ficar na frente da televisão observando os adereços das mulatas, dos mestres salas, das passistas das escolas de samba. Outros preferem cair na folia e dançar todas noites. Alguns se entregam a bebida e nem se dão conta da festa que estão perdendo. Modernamente os trios elétricos são indispensáveis neste grande evento. E segundo Caetano, atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu.
.
            Enquanto isso tem gente prevendo a “liseira” depois do carnaval e já começa a cantar: Ei, você aí me dá um dinheiro aí, me dá  um dinheiro aí.”  Tem gente também que não perde oportunidade de prevenir:   Você pensa que cachaça é água, cachaça não é água, não. Tem nego bebo aí e como tem.  E aqueles que perderam a oportunidade de se divertir no carnaval passado prometem: Este ano não vai ser igual aquele que passou, eu não brinquei.”
.
            Em 2013 o carnaval acontecerá mais cedo. Supõe-se, portanto, que o brasileiro produzirá mais este ano, porque culturalmente para muitos “a vida só começa depois do carnaval”.  É comum a gente ouvir: depois do carnaval vou procurar um emprego, depois do carnaval vou fazer um cursinho, depois do carnaval vou fazer uma cirurgia, como se a saúde esperasse e se o tempo parasse.
.
            Depois que as energias forem extravasadas ou  recarregadas  é hora de por a mão na massa e tirar o atraso. Recupere o tempo perdido folião. Carnaval tem todo ano.
 
.
E OLHA AÍ A TIGRESA. PRONTO PARA O  PRÉ - CARNAVAL 
 02 DE JANEIRO DE 2013.
.
.
.
.