segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PRESENTE DE DONA FLORISA 13.01.2012

.
VISITEI DONA FLORISA NO PARAISO E RECEBI  DE PRESENTE O LIVRO "DISCURSOS DO SENADOR ALBERTO SILVA", QUE FOI PARA MIM TÃO VALIOSO QUANTO O OFERECIMENTO CARINHOSO FEITA POR ELA NA MINHA PRESENÇA.


EU NÃO VENDO, COMPRARIA

                                                         
GARDÊNIA 52 ANOS ( 1960)
.
Eu não vendo. Não vendo aquela pulseirinha de ouro gravado com o meu nome que ganhei de meus padrinhos quando nem sabia ler, nem tinha vaidade, acabava de vir ao mundo.
.
            Não tem preço minha boneca Gardenha de cabelinho quase loiro e sapatinho vermelho com olhos que abrem e fecham, eu não vendo e nem dou. Com ela faz par o Gurdes. Existe esse nome mesmo?  Eu  batizei meu boneco que tem causas azuis e blusa branca de suspensório preto pintados no corpo,  quando eu tinha meus cinco ou seis aninhos. Pesquisando agora no google descobri que gurde é a unidade monetária no Haiti. Encontrei também algumas pessoas com o sobrenome Gurdes.  Não lembro de onde tirei esse nome naquela época, mas eles estão comigo em perfeito estado.
.
            Eu não vendo e tenho ciúmes de emprestar meu caderno de recordações com fotos e mensagens de amigos que estão distantes, muitos deles nem sei mais notícias e alguns já partiram para outra dimensão.
.
            Não tem moeda que pague o valor de estimação da minha grinalda de flores de organdi branco com centro de pérolas e arrematado com torçal de seda.
.
           Não vendo também o mandrião de cambraia amarela bordado a mão com crivos e arremates em ponto cheio. Nem me desfaço também dos sapatinhos de linha nem dos cueirinhos e algumas camisinhas que vestiram meus babys e ainda conservo comigo.
.
            Eu compararia, daria qualquer preço para adquirir meu primeiro livro de escola “O livro de Lili” de autoria de Anita Garibaldi.  O tempo destruiu apesar do meu jeito cuidadoso.
.
     Também pagaria um preço alto para recuperar minha caixa de camisa com muitas fotos e recortes de jornais e revistas registrando o cotidiano de Jonh Kennedy  Ronnie Von. Meus dois grandes ídolos. Hoje o que me restou desta feliz época foi um caderninha com todas as músicas de Ronnie  escrita por mim a punho.
.
            Compraria minha coleção de chaveiro e flâmulas se elas existissem, mas foram destruídas pelos meus filhotes que se entretiam horas e horas espalhando todos no chão e observando a beleza dos objetos que acumulei durante anos.
.
            Acho que todo mundo por mais desprendido que seja tem alguma coisa que guarda consiga para relembrar de forma mais concretas algumas passagens de sua vida. Eu já fiz a amostra das coisas que relembro com saudades agora conte para mim quais as recordações e os objetos que você não vende e nem troca ou quais o que você gostaria de comprar se possível.
.     

GURDES 54 ANOS - 1958