sexta-feira, 17 de abril de 2015

ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS - APAL

.
A Academia Parnaibana de Letras – APAL, realizou no dia 11 de abril de 2015, uma Assembleia Extraordinária para escolher através de eleição o ocupante da cadeira nº5 que tem como Patrono Alarico José da Cunha e última ocupante Aldenora Mendes da Silva, foi eleito com 26 fotos o Professor Universitário, Mestre e Publicitário, Breno Ponte de Brito. A posse breve será agendada.
.
.
.
.
.
BRENO PONTE DE BRITO - ELEITO
.

Presidente da APAL - Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos
.
.
Secretária Geral da APAL
.
.

PARNAÍBA - HISTÓRIA - PONTOS TURÍSTICOS


1. União Caixeiral
A União Caixeiral foi a primeira escola de comércio do Estado do Piauí. Foi fundada em 28 de abril de 1918. O imóvel faz parte da história da Parnaíba e foi tombado pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O prédio foi transformado em Centro Cultural João Paulo dos Reis Velloso a ser inaugurado dia 30 abril de 2015.
.
.
.
.

2. Santa Casa de Misericórdia

A Santa Casa de Misericórdia foi fundada no século XIX quando o surto de uma gripe chamada bubônica ou gripe espanhola se espalhava por toda a região. Na época, Parnaíba não possuía nenhum serviço de pronto socorro e um grupo de parnaibanos tomaram a iniciativa da criação da Santa Casa. Cada pavilhão dessa casa de saúde foi construído por um parnaibano. A Santa Casa foi o primeiro hospital do Piauí, fundado em 26 de abril de 1896. No início do século XX o prédio passou por uma reforma ganhando um pavimento superior e uma capela. Esse prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico  Nacional-  IPHAN
.
.
.
.