quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

HOMENAGEM A FRANCISCO IWELTMAN

.


Maria Dilma Ponte de Brito


 
 

FRANCISCO IWELTMAN VASCONCELOS MENDES

“Inconfundível boêmio da paulicéia desvairada,

Faz seresta às estrelas, não tendo mais melancolia...

Pessoa de nosso meio não mais achada,

Fazendo falta para esta noite de boêmia

 
Descanse em paz bom amigo,

É o que deseja este que te escreve

Partirei um dia no Trem das Onze

Aguarda-me até breve...”
.
            Esta poesia em homenagem ao compositor, cantor, humorista e ator Adoniran Barbosa é de autoria do confrade Francisco Iweltman Vasconcelos Mendes, que partiu precocemente no Trem das Onze, no dia 13 de janeiro de 2013.
.
            O acadêmico, político, professor universitário, escritor Iweltman, também não é mais achado em nosso meio e tal qual Adoniran faz falta. Faz muita falta nas salas de aulas, no meio literário, social e político principalmente de Parnaíba, cidade que ele escolheu para ser sua pátria.
.
            Iweltman era um homem de sabedoria múltipla. Ora um historiador, ora um poeta, ora seu discurso era político. Tinha pressa em produzir, em deixar registrados fatos históricos e principalmente reminiscência da cidade que lhe adotou como filho. Publicou entre 1994 a 2012 vários livros, entre eles: Anuário de Parnaíba, Parnaíba em Estudos Sociais, Associação Comercial de Parnaíba – Lutas e Conquistas, A Parnaíba Colonial e Imperial, Parnaíba Educação e Sociedade, Parnaíba História e Geografia, Porto de Luiz Correia – História de um sonho, História da Educação Piauiense.
.
            Antes de completar meio século ele partiu, deixando saudades. Somos seus herdeiros. Deixou para todos nós uma riqueza de palavras bem escritas, próprias de quem sabia fazer, de quem sabia dizer, de quem sabia falar de emoções. Seus livros de poesias “Idéias íntimas” e “Paixões – Lembranças poéticas” revelam o seu lado romântico e apaixonado pela vida, pelas pessoas, pela natureza e pelo belo. São palavras do poeta:
.
            “ Para  o futuro vamos levar nossas emoções como herança,

            E pensando no nosso exemplo de paixão,

            Uma coisa eu te peço

            Conta aos teus netos do nosso amor,

            Mas por favor, não destruas os meus versos”.

             Iweltman, não só seus versos serão preservados, mas já está registrado na história a sua contribuição como Secretário de Educação de Parnaíba, como ocupante a cadeira 15 da Academia Parnaibana de Letras - APAL, como membro do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba – IHGGP e como Professor. Todos nós choramos a sua partida, porque sentimos saudades, mas sabemos que agora você mora lá no céu.
.
           Descanse em paz!