sábado, 23 de janeiro de 2010

MINAS GERAIS - 16.01. 2010

AMARANTINA - MG
PRECISAMENTE A 25 KM DO CENTRO HISTÓRICO DE OURO PRETO, EM AMARANTINA, VISITAMOS O MUSEU DAS REDUÇÕES. NELE SE PODE VER MINIATURAS REPRODUZIDAS ARTISTICAMENTE DE 25 RÉPLICAS DE MONUMENTOS DE 15 ESTADOS DO BRASIL. ESTAS OBRAS FORAM IDEALIZADAS, PROJETADAS E EXECUTADAS PELOS IRMÃOS VILHENA.
OURO PRETO
A CIDADE DE OURO PRETO É PATRIMONIO DA HUMANIDADE E PRESERVA GRANDE PARTE DE SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DE SEUS GRANDIOSOS MONUMENTOS. NO DIA 16.01.2010 PASSEAMOS POR ESTA BELA CIDADE, VISITAMOS A CASA DOS CONTOS, O MUSEU DOS INCONFIDENTES, IGREJAS E DEMAIS PONTOS TURÍSTICOS.
ABAIXO FOTOS NO MUSEU DOS CONTOS EM OURO PRETO-MG. EM 1784 FOI LOCAL DESTINADO A RECOLHIMENTO DE IMPOSTOS, EM 1789 SERVIU DE PRISÃO DE INCONFIDENTES E SEDE DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. EM 1984 FOI COMPLETAMENTE RESTAURADA PERMITINDO A EXPOSIÇÃO DE DOCUMENTOS NUMERISMÁTICAS DA CASA DA MOEDA DO BRASIL E DO BANCO CENTRAL. NAS SUAS LATERAIS ENCONTRA-SE A AGÊNCIA DA RECEITA FEDERAL LOCAL.

A FOTO ABAIXO É DA SALA DO CENTRO DE ESTUDOS DO CICLO DO OURO - CECO - QUE FICA NA CASA DOS CONTOS. ELA FOI INAUGURADA EM 1973 E CONTA COM TODA A DOCUMENTAÇÃO ECONÔMICO - FISCAL DO CICLO DO OURO.

ABAIXO VISTA DE OURO PRETO - MG TIRADA DA JANELA DA CASA DOS CONTOS







MINAS GERAIS - 16 DE JANEIRO DE 2010



A CIDADE DE OURO PRETO É PATRIMONIO DA HUMANIDADE E PRESERVA GRANDE PARTE DE SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DOS SEUS BELOS E GRANDIOSOS MONUMENTOS.


LOCAL ONDE O INCONFIDENTE CLÁUDIO MANOEL DA COSTA FOI ENCONTRADO MORTO. SUA MORTE ESTÁ CERCADA DE DETALHES MISTERIOSOS. PARA UNS ELE SE SUICIDOU PORQUE ESTAVA DEPRESSIVO E SE ENFORCOU USANDO CADAÇOS DO CALÇÃO. OUTROS ACREDITAM QUE ELE TENHA SIDO ELIMINADO PORQUE ESTAVA DISPOSTO A REVELAR QUEM ESTAVA ENVOLVIDO NA CONSPIRAÇÃO MINEIRA. INCLUSIVE O PRÓPRIO GOVERNADOR VISCONDE DE BARBACENA ESTAVA PARTICIPANDO DESTE MOVIMENTO. ABAIXO FOTO NA ESCADARIA DO MUSEU DOS INCONFIDENTES QUE LEVA A SALA DA SENZALA.


NO SÉCULO XVIII VILA RICA, ANTIGA DENOMINAÇÃO DE OURO PRETO CHEGOU A TER MAIS DE 40 MIL HABITANTES. DESTACANDO-SE COMO O MAIOR CENTRO URBANO DA AMÉRICA LATINA. NESTE PERÍODO FIXOU RESIDÊNCIA NESTA CIDADE PESSOAS ILUSTRES COMO OS POETAS INCONFIDENTES TOMÁZ ANTÔNIO GONZAGA E CLÁUDIO MANOEL DA COSTA E OS ARTISTAS BARROCO ANTÔNIO FRANCISCO LISBÔA , O ALEIJADINHO, JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, O TIRADENTES.


FOTO DA PLACA AFIXADA NA CASA ONDE RESIDIU, JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER , O TIRADENTES.
FOTO - MUSEU DOS INCONFIDENTES


FOTO NO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA EM OURO PRETO - MG. FICA NA PRAÇA NA PRAÇA TIRADENTES NO CENTRO DA CIDADE. É UM DOS MAIS IMPORTANTES MUSEUS HISTÓRICOS DO BRASIL. LÁ FUNCIONOU A ANTIGA CADEIA DE OURO PRETO. ENCONTRAM -SE NESTE MUSEU AS SUPOSTAS TRAVES UTILIZADAS PARA ENFORCAR TIRADENTES.


MARIANA - MG

MARIANA FOI ELEVADA A CATEGORIA DE CIDADE EM 1745. É CONSIDERADA O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO CRISTÃ E DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. ABAIXO ALGUMAS FOTOS DOS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE.

FOTOS DE "MINA" EM MARIANA /MG. O PROCESSO DE EXPLORAÇÃO DO OURO CONTOU COM A MÃO-DE-OBRA ESCRAVA. NA VISITA A GRUTA VIMOS VÁRIOS VEIOS ONDE PROVAVELMENTE FORAM RETIRADOS GRANDE QUANTIDADE DE MINÉRIO VALIOSO.





FOTO NA IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO EM MARIANA. FICA NA PRAÇA MINAS GERAIS, FORMANDO COM A IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS UM MODELO ARQUITETÔNICO COLONIAL BELÍSSIMO NÃO VISTA EM OUTRAS CIDADES DE MINAS.

A IGREJA DE SÃO PEDRO DOS CLÉRIGOS EM MARIANA - MG FOI CONSTRUÍDA ENTE 1752/1753. ANTÔNIO FERREIRA CALHEIROS É O RESPONSÁVEL PELO PROJETO ARQUITETÔNICO DESSA IGREJA.

FOTO NA IGREJA DE SÃO PEDRO DOS CLÉRIGOS EM MARIANA - MG

CATEDRAL BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO É UM MARAVILHOSO TEMPLO CATÓLICO DE MARIANA. SEUS LUSTRES SÃO PROVENIENTES DA BOÊMIA E LÁ ENCONTRA-SE UM BELÍSSIMO ÓRGÃO ALEMÃO DE 1701 COM 964 TUBOS.


CÂMARA MUNICIPAL DE MARIANA - MG




FOTO DE RUAS DE MARIANA -MG


FOTO EM MARIANA- MG NUMA CASA DE ARTESANATO MINEIRO IMITANDO AS "NAMORADEIRAS". NAMORADEIRAS SÃO BONECAS DE GESSO OU MADEIRA QUE FICAM NAS JANELAS DAS CASAS ESPERANDO UM "PRÍNCIPE ENCANTADO" QUE NUNCA CHEGARÁ. ELAS MATERIALIZAM O PRECONCEITO CONTRA AS MULHERES PRINCIPALMENTE AS NEGRAS E MULATAS. CONFORME A TRADIÇÃO MACHISTA MINEIRA AS MULHERES QUE FICAM NA JANELA ESTÃO SEMPRE A PROCURA DE NAMORADO OU DE FOFOCAS. OUTROS ESTADOS ADOTAM A NAMORADEIRA COMO TÍPICO DE SUA REGIÃO MAS EM MINAS GERAIS AS "NAMORADEIRAS" PREDOMINAM E SÃO FORTES ATRAÇÕES ENTRE TURISTAS ESTRANGEIROS QUE AS VÊEM COMO CARTÃO DE VISITA BRASILEIRO.