domingo, 22 de fevereiro de 2015

PONTOS TURÍSTICOS - PARNAIBA - PÍ -GUIA TURÍSTICO DE BOLSO PARNAÍBA - PIAUÍ - BRASIL /PARNAIBA.TUR.BRASIL

.
1. Beira Rio, Parnaíba - Piauí.

Situado às margens do rio Igaraçu, o local tem, como atrativo principal, os diversos bares ao longo de toda extensão, que são muito frequentados por oferecerem uma grande diversidade culinária. Há também música ao vivo semanalmente, fato que motivou sua atual denominação. "Capital Cultural da Beira Rio".

Guia de Bolso Parnaíba - Piaui - Brasil - parnaíba.tur.br
.
.
.

2. Porto das Barcas - Parnaíba - Piauí

Local de maior identidade cultural e referência da cidade. É um conjunto de antigos armazéns, construção de pedra bruta e argamassa, de cal, ostras e óleo de baleia. É um marco vivo da fase econômica áurea de Parnaíba. O espaço cultural Porto das Barcas, hoje foi restaurado e abriga casas comerciais, lojas de artesanato, restaurantes, auditório, teatro ao ar livre, pousadas e agências de ecoturismo. É aberto a visitação pública diariamente.

Guia de bolso Parnaíba - Piauí - Brasil/ parnaíba.tur.br

 
 .
 .
 
 .
 
 .
 
 .
.

.

3. Ponte Simplício Dias

Inaugurada em 10 de março de 1975 pelo ex-governador Albert Tavares Silva e pelo ministro João Paulo dos Reis Velloso, a ponte, localizada pelo Rio Igaraçu, une o continente à Ilha Grande de Santa Isabel. É a ligação de Parnaíba a diversas comunidades, como o bairro da Ilha Grande de Santa Isabel, a praia da Pedra do Sal e a cidade da Ilha Grande do Piauí. É também o único acesso por terra ao Delta do Parnaíba.

Guia de Bolso - Parnaíba - Piauí - Brasil/ parnaíba.tur.br - PMP

  


 
.
4. A Casa Inglesa

A Casa Inglesa foi dirigida por Paul Robert Singlehurst , o "Paulo Inglês",que se estabeleceu no Brasil em 1849. Ele foi o primeiro a trazer para o país tratores, motores e jeeps. Mais tarde, em 1884, James Clark tornou-se dono único e foi responsável por inserir a cera de carnaúba no mercado internacional. Naquela época, o terraço da Casa Inglesa era famosa pelas festas que concentravam a elite da cidade.

Guia de Bolso - Parnaíba - Piauí - Brasil/ parnaíba.tur.br - PMP

 
.
 5. Casa Grande

O prédio centenário de arquitetura colonial portuguesa, construído no século XVIII, pertenceu a família de Simplício Dias da Silva, primeiro governante da cidade. O local representou o centro administrativo e financeiro de Parnaíba na condição de Vila., época do Brasil Império. Atualmente serve como local de visitação e exposição de artistas locais e nacionais.

Guia de Bolso - Parnaíba - Piauí - Brasil -parnaíba.tur.br - PMP
.
.

.
.

6. Sobrado de Dona Auta

Um dos mais antigos da cidade, conserva ainda o típico aspecto colonial do século XVIII. Uma das lendas em torno do casarão é de que pertenceu a uma dama da sociedade que viveu um grande sonho de amor. Amou perdidamente um imigrante europeu e, com sua partida, viu o seu sonho frustrado. Sabe-se que ela era linda e elegante e que, a partir dessa desilusão, não mais saiu de casa, ficando reclusa a uma pequena saleta que mandara construir no alto do prédio 

Guia de Bolso - Parnaíba - Piauí - Brasil / parnaíba.tur.br - PMP

Em dias especiais e em determinadas horas é possível apreciar da parte mais alta desse casarão de um lado o por do sol e de outro o despontar da lua. Belíssimo. (Dilma Ponte).
.
.
7. Igreja de Mont Serrat

Primeira capela construída para a primeira padroeira de Parnaíba, Nossa Senhora de Mont Serrar, conhecida também por ser padroeira dos navegantes. Em 1711, com ajuda do Coronel Pedro Barbosa Leal e de alguns moradores, João Paulo Diniz a construiu para abrigar a imagem em porcelana vindo de Portugal e que, na época foi venerada com Padroeira da Feitoria. Essa imagem foi levada à Matriz de Piracuruca, em 1712 devido os constantes ataques dos índios Tremembés à feitoria.

Guia de Bolso - Parnaíba, Piauí, Brasil - parnaíba.tur. br - PMP
.
.
8. Igreja do Rosário

Construção simples, mas de grande valor histórico, pois foi trabalho escravo dedicado a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Negros. Foi construída exclusivamente para os negros não assistissem às cerimônias religiosas em companhia dos brancos na Catedral de Nossa  Senhora da Graça.

Guia Turístico Parnaíba, Piauí, Brasil -  parnaíba.tur. br - PMP

Essa Igreja fica no coração da cidade de Parnaíba - Praça da Graça - Casei-me no dia 06.01.1979 nesse simples e abençoado templo. (Dilma Ponte).
.
.
..

9.Catedral de Nossa Senhora da Graça
.
Apresenta característica arquitetônica de estilo barroco. Erguida no séculos XVIII, a catedral possui um acervo importante constituída pelos seus retábulos e é um marco na fundação e formação da cidade. O altar de Nossa Senhora da Graça contempla a imagem barroco portuguesa, com pedestal "Rococó" em pintura original. A Catedral era ligada à Casa Grande de Simplício Dias da Silva por galerias internas. Na Capela do Santíssimo Sacramento encontra-se os restos mortais da família Dias da Silva.
.
Guia de Bolso - Parnaíba - Piauí - Brasil/ parnaíba.tur.br - PMP
.
 .
.
10. Praça da Graça
.
Localizada no centro da cidade, abriga o monumento da independência do Brasil no Piauí. Desenvolveu-se a partir da construção de igrejas no período colonial e atualmente reúne prédios importantes, como agências bancárias, Receita Federal, Correios, Câmara Municipal, escritórios, lojas comerciais e empresas de prestação de serviços.
.
Guia de Bolso - Parnaíba - Piauí - Brasil/ parnaíba.tur.br - PMP

.
.
.
.
.
.
.
.
11. Mercado da Quarenta

Além de produtos do ramo alimentício, o local conhecido popularmente como  Mercado da Quarenta, localizada no coração da cidade, tem box com exposição e vendas de utensílios domésticos em cerâmica, chapéus de palha, redes, pintura em telas, tapeçaria e outros.
.
Guia turístico de Parnaíba - PHB - parnaíba.tur.br
.
.
,
.
.
12. Praça da Mulher da Ponte
  
       Logradouro que guarda um trabalho artesanal de José Félix, da cidade de Nova Jerusalém - Pe, esculpido em 1973. Foi um presente do povo pernambucano, ao ilustre parnaibano, o ex- ministro João Paulo dos Reis Velloso que, por sua vez, fez doação do trabalho à cidade de Parnaíba.
.
Guia turístico de Parnaíba - PHB - parnaíba.tur.br
.

    .
13.  Fundação Raul Bacelar

       Criada em 1994, é reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal. Exerce atividades filantrópicas voltadas para os setores da educação, da cultura e da saúde. Leva o nome de seu criador, o farmacêutico Raul Furtado Bacellar, figura exponencial da intelectualidade piauiense, que desempenhou diversas atividades na área da educação e da cultura na cidade de Parnaíba. Faleceu aos 106 anos, em novembro de 1996.

Guia turístico de Parnaíba - PHB - parnaíba.tur.br
.
.
14. Artesanato de Parnaíba

             Localizado em casarão histórico, o local oferece uma gama de artesanato ao visitante. No local, está à venda vários tipos de artigo de palha, como bolas, chapéus, porta-talheres e cestos, além de escultura em madeira e barro.

                                          Guia turístico de Parnaíba - PHB - parnaíba.tur.br
.
.
.
15. Cajueiro de Humberto de Sandra Campos​

O cajueiro foi plantado pelo poeta Humberto de Campos, no quinta de sua residência onde viveu em Parnaíba por volta do século XVIII. Imortal da Academia Brasileira de Letras, publicou diversas obras que retratam  sua estada por aqui, como no livro - Memórias, onde o autor conta a história de seu cajueiro.
.
. Guia turístico de Parnaíba - PHB - parnaíba.tur.br
.

.
.
.
16. Praça Santo Antônio
.
               Local arborizado e ponto de encontro, fica localizado próximo ao ao centro cívico, Colégio Nossa Senhora das Graças e Igreja de Santo Antônio que lhe deu o nome. A praça abriga o Monumento do Centenário da cidade, um obelisco inaugurado em 1944 alusivo aos 100 anos de sua criação da cidade ( 1844 - 1944).


Guia turístico de Parnaíba - PHB - parnaíba.tur.br
,


.
.
17. Colégio Nossa das Graças -Colégio das Irmãs

       Com mais de 100 anos e bela arquitetura original ainda preservada, o Colégio Nossa Senhora das Graças foi fundado em 30 de maio de 1907 pelo bispo Sr. D. Joaquim O. D´Álmeida, alguns membros do clero e representantes da sociedade parnaibana. Inicialmente, a escola estava voltada para a educação de meninas.
Guia turística parnaiba.tur.br/ PMP

.
.
.
.
18. Centro Cívico

       Destina-se as comemorações cívicas da cidade foi projetado pelo engenheiro Régis Athayde Couto e idealizado e construído na administração do prefeito Lauro Correia. A parte principal é o panteon, onde encontramos as pirâmides, o prisma e a pira.  Em frente ao monumento ficam três mastros para o hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e Parnaíba, nas solenidades cívicas.

Guia turística parnaiba.tur.br/ PMP
.
.
.
19. Locomotiva Maria Fumaça

     Locomotiva que percorreu o solo piauiense. Seu percurso do Portinho ao Cacimbão, foi inaugurado em outubro de 1916. A locomotiva, de procedência da Estação Ferroviária Nacional, foi fabricada nos Estados Unidos. Em 2006 foi incluída no inventário das locomotivas do Brasil, sendo a única do Piauí a fazer parte da memória ferroviária nacional.

                                                 Guia turístico - parnaiba.tur.br - PMP
.
.
20. Esplanada da Estação e Museu do Trem
Espaço onde estão situados prédios que abrigam à antiga estação ferroviária inaugurada em 1920. Hoje abriga o Museu do Trem que disponibiliza acervo de fotos, objetos e ferramentas de trabalho da época, marco do progresso comercial do município. Há um velho ¨truque¨abandonado em frente à estação e, na plataforma, um par de poltronas de 1ª classe.
Guia de bolso Parnaíba - Piauí - Brasil - parnaiba.tur.br - PMP
.
.
.
.
21. Castelo do Tó
      
      Construído em 1918 pelo engenheiro Antônio Castelo Branco Clark, o Castelo do Tó, ficou conhecido também como "Castelo do Maracujá" , por conter uma grande maracujazeiro em seu entorno. Funcionava com residência familiar até a morte de seus proprietários e sua arquitetura chama atenção, dese a época em que foi construído até hoje.

     Guia de bolso de Parnaíba - Piauí - Brasil - parnaiba.tur.br - PMP
.
.
.
.
.
22. Praça Mandu Ladino
Conhecido como Quadrilhódromo, a praça sedia, entre muitos outros eventos culturais, o São João da Parnaíba. Fica situada próximo a antiga estação ferroviária e, durante o ano, é utilizada para a prática de esportes, como caminhada, corrida e skate. O local possui quadras esportivas e dois palcos. Há bares e casas de shows bastante movimentados próxima à praça.
.

..

.

.
23. Monumento do Sesquicentenário da Independência do Piauí
Construído e inaugurado pelo Governador Alberto Silva, em 19 de outubro de 1972. É um conjunto de três pirâmides retangulares que representam os três centro políticos do Piauí que lutaram pela independência: Parnaíba, Campo Maior e Oeiras. O monumento fica localizado em frente ao Colégio Diocesano, fundado em 1937 grande marco da cidade. Ao contrário do Colégio das Irmãs, na época de sua fundação, o Instituto São Luiz Gonzaga (Diocesano) só aceitava rapazes. Mais tarde, com a construção de novo prédio, passaram a estudar pessoas de alto poder aquisitivo, de ambos os sexos.
Guia de bolso Parnaíba .Piauí.Brasil - parnaiba.tur.br . PMP

.
.
.
.
24. Monumento da Águia

      Monumento situado originalmente no final da Avenida Presidente Vargas, é uma homenagem dos operários parnaibanos ao Prefeito da época, Ademar Neves, o reformulador da cidade. Hoje, esse monumento está situado no cruzamento das avenidas São Sebastião e Chagas Rodrigues.
.
.
.
.
..
Guia de bolso Parnaíba.Piauí.Brasil -parnaiba.tur.br PMP


25. Igreja de São Sebastião

A Igreja foi idealizada ainda em 1925,quando o Monsenhor Roberto Lopes mantinha, com a ajuda de algumas senhoras católicas, uma capela onde se davam aulas de catecismo. Construída com a ajuda de milhares de fiéis, numa região coberta pela areia e povoada de casebres cobertos de palha, foi inaugurada em 20 de janeiro de 1940. Sua riqueza arquitetônica faz dela uma das mais belas do Piauí. Guia de Bolso Parnaíba . Piauí. Brasil.parnaiba.tur.br PMP

.
.
.
26. Pedra do Sal
A única praia localizada no município de Parnaíba fica a 16 km do centro da cidade. O acesso pelo Ponte Simplício Dias leva uma das melhores opções para o turismo pelo seu aspecto rústico e natural. O Farol , localizado em um belo conjunto de pedras, divide o mar agitado do lado leste, das águas mansas do lado oeste. A praia conta com uma bela faixa de terra branca e fina, estrutura de lazer,bares e condições para para pesca e descanso.
Guia de bolso.Parnaíba Piauí.Brasil - parnaiba.tur.br
.
.
.


.
27. Delta do Parnaíba
O Delta do Parnaíba é um arquipélago flúvio-oceânico de rara beleza e ocorrência . Em mar aberto, só existem três no mundo, sendo o do Parnaíba o único das Américas. Abrindo-se em cinco braços, envolve cerca de 80 ilhas, lares de macacos, répteis, aves e mamíferos. Sua paisagem exuberante, composta por dunas, mangues, igarapés, praias e campos, garante o cenário paradisíaco desse santuário.
                 Guia de bolso.Parnaíba Piauí.Brasil - parnaiba.tur.br- PMP
.
.

  
.
.

28. Estação de Floriópolis

       A Estação de Floriópolis foi inaugurada em em 1922, com a linha entre Luiz Correia e Cocal. Fica entre Parnaíba e Luiz Correia , antes da ponte metálica que separa os dois municípios. É a representação dos anos áureos do transporte ferroviário no estado do Piauí e foi restaurada recentemente.
.
.
.


29. Lagoa do Portinho
Cercada de Dunas que se movimentam com a ação do vento, a Lagoa do Portinho é um dos mais belos cenários da natureza piauiense. Suas águas escuras contrastam com as areias brancas e a vegetação. Há opções para hospedagem, alimentação, descanso e lazer com banho e passeios pela lagoa e dunas.
Guia de bolos Parnaíba.Piauí.Brasil - parnaíba.tur.br PMP
.
.
.
.
.
.