quinta-feira, 28 de março de 2013

PARA RIR

 



João Alfredo

PÁSCOA

.
PÁSCOA
        Mal começou o mês de Março e os supermercados já apresentavam o novo visual. Os suportes e prateleiras agora são ocupados com os ovos de Páscoa que tomam conta do ambiente. É difícil a gente escolher um ovo, naquelas enormes passarelas com uma variedade de marcas e inovações que cada fabricante oferece, trazendo brindes e sabores diversos misturados ao chocolate. E mais interessante é que no sábado de aleluia eles já foram todos consumidos, restando um ou outro quebrado, de papel machucado e quem quiser que compre os restos e sem nenhum abatimento.
            Páscoa é uma festa religiosa que virou comércio. Basta lembrar que chocolate é sinônimo de Páscoa. Nesta época do ano todo mundo vira chocólatra. As inúmeras fábricas de chocolates artesanais concorrem com as marcas famosas que empregam pessoas nesta época para dar conta da demanda. Os caprichos nas embalagens destes produtos induzem o consumidor a compra-lo embora seja para presentear alguém.
Por que o ovo é símbolo de Páscoa? O ovo assim como o coelho representa o nascimento. Na Páscoa nós comemoramos a ressurreição de Cristo, Ele morreu crucificado na sexta – feira Santa e ressuscitou, renasceu no sábado de aleluia. Páscoa, portanto, significa ressurreição, renascimento e o coelho e o ovo simboliza a fertilidade.
Na antiguidade existia a tradição de se presentear os amigos com ovos reais ou feitos de pedras decorados e coloridos. Em 1844 um joalheiro Russo oficial da corte, fabricou um ovo de ouro com adornos em pedras preciosas que Alexandre III presenteou a sua esposa. Hoje existe joalherias especializadas em fabricar ovos de ouro para aqueles que tem poder aquisitivos elevados.
O comércio vem se aproveitando desta festa cristã e o caráter religioso da Páscoa fica esquecido. Pelo menos se espera que o abraço que acompanha a troca de ovos simbolize sentimentos de amor, de amizade de afeto e que perdure até a outra Páscoa onde tudo começa outra vez.
O comércio de agencia de viagens também tira partindo dos dias Santos e aproveitam o feriando prolongado para oferecer pacotes de viagens. Nada contra, mas queremos apenas lembrar que a gente pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo, saborear os gostosos chocolates, passear aproveitando os dias de folga e ao mesmo tempo comemorar a ressurreição de Jesus, orando, agradecendo pelo seu sacrifício no calvário,  festejando seu renascimento e nos preparando para uma nova vida.
 O Domingo de Páscoa é a maior festa da religião cristã. É uma data móvel que se celebra no primeiro domingo após a lua cheia depois do equinócio de março. (equinócio = distribuição da luz solar para todos os hemisférios).
Aproveitando este clima Pascal vamos seguir o exemplo de Jesus e ressuscitar dentro de nós os mais nobres sentimentos de amor, perdão, solidariedade, doação. Páscoa significa passagem para uma vida nova. Jesus passou da morte para vida. É isso que celebramos no sábado de aleluia, uma nova vida, onde o amor substitua o ódio, onde a acomodação dê lugar a disponibilidade de servir, onde a gente leve alegria e a esperança para nossos irmãos, onde a gente intensifique a nossa fé e o espírito cristão.
FELIZ PÁSCOA!
 
Texto de Maria Dilma Ponte de Brito