domingo, 17 de junho de 2012

TIREI MAIS UMA MATÉRIA DO FUNDO DO BAÚ - BLOG DE MEU AMIGO RECANTISTA FÁBIO MONZARD

sexta-feira, 16 de julho de 2010



Até Dilma acessa a Toca do Leão


A administradora parnaibana e professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Maria Dilma Ponte de Brito, integrante da Academia Parnaibana de Letras – APAL, do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba e da Academia Parnaibana de Letras

Mas não é a que vocês pensaram, e sim Maria Dilma Pontes de Brito, de Parnaíba, Estado do Piauí. Ela é Mestra em educação, professora universitária, faz parte da Academia Parnaibana de Letras e da Academia de Ciências do Piauí, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba e tem três livros publicados. Com uma leitora qualificada assim, este espaço de bate-papo virtual sente-se plenamente realizado no seu objetivo principal de atrair e estimular o interesse de pessoas desse nível para meu universo telúrico, a pequenina Itabaiana da Parahyba do Norte.

É por isso que a comadre Carmem Zastrow, da cidadezinha de Pomerode, Santa Catarina, manda dizer que tem lido meu blog e já conhece melhor Itabaiana e seus habitantes, principalmente os mais antigos, do que sua própria cidade. Pomerode foi colonizada pelos alemães e fica localizada entre entre Blumenau e Joinville.

O Aristeu Fatal, esse também já virou leitor assíduo da Toca do Leão, atraindo outros leitores, como é o caso do português Joe Paz, que me diz: “Rapaz, o Aristeu me indicou outro dia o teu blog, aquele velho é foda! Aí eu vim te ler, gostei. Poesia de bordel eu nunca tinha lido, mas acho que sem saber do nome já andei escrevendo alguma coisa. Minha "literatura" é um pouco de bordel também, pois esta vida é uma zona, mas danada de boa. Abraços, Joe Paz”.


Abraço aos mineiros que interagem neste blog. Luna de Primo é de Uberlândia, Minas Gerais. Geraldo Couto é de Contagem, tem 60 anos, é músico tecladista e escreveu o livro “Penumbra”. Sobre o post “Minha vida é um trem desgovernado” ele afirmou: “ Vai muito além de uma crônica. Desperta-nos a sensibilidade poética. Parabéns!”

Quem quiser adquirir a obra do Couto escreve para gcoutof@hotmail.com

Dedete é mineira de Tombos e também achou “excelente” essa crônica sobre o poeta Manoel Xudu.

Maria Luzia Martins escreve do Rio de Janeiro. Ela é professora de Matemática e escritora. Diz que se emocionou ao ler o texto sobre rock, mas faz uma ressalva: não aceita que Paulo Coelho seja “subproduto de Raul Seixas”. “O bom mesmo era dançar o rock de boite, cuba-libre, alegria de dançar todo fim de semana curtindo a juventude. Viva Raul Seixas e Elvis Presley!”

De São Caetano do Sul escreve HICS que tem 62 anos, veio de Paulista, Pernambuco, e vive em São Paulo há 59 anos. Tem duas filhas, uma jornalista e outra médica. Ele diz: “Grande Fábio Mozart! 'Ousei' adentrar seu blog e, logo de cara, me deparei com este interessante texto sobre plágio. Parabéns pela abordagem pertinente. Abraços conterrâneos e tudo de bom”.

Outra leitora conterrânea é Ysolda Cabral, do Recife, a quem agradeço pela honra de ler o blog Toca do Leão, igualmente a TM Alvarez, de Pelotas, Rio Grande do Sul e aos demais leitores que acessam diariamente este espaço. São mais de mil acessos por mês, que já renderam muitas alegrias e dois processos judiciais por “calúnia e difamação”.

Meu estimado compadre Aristeu Fatal ficou preocupado com as observações que fez sobre meu grupo de teatro: “Fábio, sinceramente, depois que comentei, fiquei preocupado que você pudesse interpretar a brincadeira como se eu estivesse desfazendo do GETI. Ainda bem que não aconteceu. Ótimo! Sou brincalhão, mesmo. Tenho inveja desse seu grupo. Conte mais histórias deles”. Aristeu aproveita para bajular: “Obrigado por você ter me dado a honra de figurar como título de seu texto. O que escrevi a seu respeito não foi favor algum. Foi, sim, um reconhecimento ao seu enorme talento, seu modo de escrever, bem a meu gosto. Se bem que, por outras crônicas, que já li, vejo que estou muito longe de chegar aos pés do amigo. É só ler o seu curriculum vitae. Obrigado outra vez, e sucesso”.

BRINCANDO NA INTERNET ENCONTREI NO FUNDO DO BAÚ ESSA NOTA EDITADA NO BLOG DO KENARD KRUEL

 QUASE TRÊS ANOS DE PUBLICAÇÃO
.
sábado, 15 de agosto de 2009
.
Kenard kruel salipando alto...
A convite do F. Carvalho, secretário da Comunicação da Prefeitura da Parnaíba, estive último dia 13, às 20 horas, em bate papo sobre a literatura brasileira de expressão piauiense, no Porto das Barcas, onde se realizou o 1º Salão do Livro da Parnaíba - SALIPA, promoção da Prefeitura local e da Fundação Don Quixote. Peguei carona dos lançamentos dos livros Vou te Contar, crônicas de Maria Dilma Ponte de Brito (na foto acima) e Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí - 1874 a 1915 - História de uma Instituição Educativa, adaptação do trabalho de mestrado da professora Rozenilda Castro. Por jupíter, tarântula contista poeta professor Airton Sampaio! nunca dei tanto autógrafo na minha vida! Na foto arriba, suando pela testa abaixo, além da professora Maria Dilma Ponte de Brito, já devidamente citada, temos o jornalista e radialista Airton Alves, este urso hibernador, e o Cosme Costa Sousa, da Comissão Editoral da revista Histórica, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico da Parnaíba (que já me convidoou para ser sócio correspondente, com aceitação imediata). Próximo ano, mais livros à mão cheia... Na tocaia ficarei à espreita de novo convite... Obrigado, F. Carvalho, por tudo... Não se deixe de mim. Com fé, esperança e amor, beijos kenardianos.

MANHÃ DE SOL NA PRAIA E NA PISCINA - 16.06.2012


.
.

.
.
.