terça-feira, 28 de julho de 2015

FAMÍLIA DE FÉRIAS NA EUROPA - JULHO 2015.

.
No dia 20 de julho de 2015, a família Ponte e Brito saiu de férias com destino a Europa. Saímos de Parnaíba para Fortaleza onde embarcaram no voo  A332Jer/ Airbus Industrie, às 8.00 pm chegando em Lisboa às 7.05 am do dia 21 de julho. O segundo filho do casal  já está em terras portuguesas. Faz  doutorado sanduíche em Coimbra.
.
.
.
Parada para o almoço em Acaraú cidade do Estado do Ceará que oferece pratos regionais deliciosos.
.
.
Chegando no Aeroporto Pinto Martins em Fortaleza - Ce,
.
.
 Na aeronave.
.
Chegando no Aeroporto de Lisboa.
.
.
No aeroporto de  Lisboa pegamos um transporte particular previamente acordado que nos levou a cidade de Coimbra onde a família se reuniu por inteira. Ficamos hospedados em dois flats ( parte- hotel), lado a lado um do outro. Pequeno, aconchegante e confortável.
.
DIA 21 DE JULHO DE 2015   / TERÇA - FEIRA - COIMBRA
.
Almoçamos em Coimbra no Restaurante Prazeres de Carne, que tem também servia um gostoso bacalhau. Bacalhau português.
.
.
.
Após o almoço fizemos um tour em Coimbra, chamada de "Cidade do Conhecimento" ou de  "Cidade dos Estudantes", que não chega a  ter 150.000 habitantes considerando o perímetro urbano.  O clima é em média de 18 graus. É uma cidade historicamente universitária por causa da Universidade de Coimbra fundada em 1290 uma das maiores universidade de portuguesa. A cidade é simpática. de arquitetura antiga, banhada pelo rio Mondego e tem como principais pontos turísticos: Quita das Lágrimas,Universidade de Coimbra, Jardim Botânico, o Parque das Sereias, a Praça de Coimbra dentre outros.
.
Universidade de Coimbra foi fundada no reinado de D. Diniz. Possui uma belíssima arquitetura e uma a biblioteca com mais de 250.000 obras.
.
UNIVERSIDADE DE COIMBRA

.
.

.
Foto acima com estudantes de Direito da Universidade de Coimbra. Elas estavam  vendendo cartões postais para angariar dinheiro para a formatura.
.
Outro ponto turístico de Coimbra é a "Quinta das Lágrimas". Jardim palco do trágico amor entre D.Pedro e Inês de  Castro. O local é repleto árvores e fontes antigas.Local belíssimo e encantador.
.
QUINTA DAS LÁGRIMAS
.
.
.

.
.
.
.
RIO MONDEGO
.
.
O rio Mondego fica próximo ao Parque Verde de Coimbra. É o quinto maior rio português. Seu curso fica inteiramente em solo português. Local belíssimo ao seu redor.
.
.
.
.
OS ARCOS
.
Os monumentos de Coimbra atestam seu passado histórico. Os arcos estão presentes em muitas de suas construções caracterizando sua arquitetura.O Arco e Porta de Almedina,  Os Arcos dos Jardins  são alguns exemplos. Eles estão presentes também em conventos, igrejas e mosteiros.
.
.
.
JARDIM DAS SEREIAS
.
O Parque de Santa Cruz  popularmente conhecido como Jardim das Sereias é um ponto turístico de Coimbra. A entrada do jardim é voltada para a  Praça da República. Foi criado no tempo de D.João VI. Seu estilo é barroco francês. Três estátuas representando, Fé, Esperança e Caridade estão logo no início do local. No corpo central destaca-se uma escultura da Virgem. É um local belíssimo com muito verde e beleza que enche os olhos dos visitantes.
.
.
JARDIM BOTÂNICO
.
O Jardim Botânico de Coimbra fica no Bairro Sousa Pinto. É um local que merece a visita dos turistas. Tem 13,5 hectares de árvores e muito verde.
.
.
 .
BANCO DE PORTUGAL NA PRAÇA DA LIBERDADE
.
O Banco de Portugal foi fundado em 1846 com sede em Lisboa. Em Coimbra ele fica na Praça da Liberdade que ainda hoje conserva o prédio como patrimônio histórico. A Praça é bem arborizada e o espaço é bastante movimentado e fotografado pelos turistas.
.

.
.
.
22.07.2015 - FÁTIMA
.

Fátima  é  uma cidade portuguesa. É o mais importante santuário católico de Portugal. Recebe anualmente mais de 4 milhões de Peregrinos.
.
Saímos de Coimbra para Fátima de autocar ( ônibus) às 8.30 horas , chegando no santuário por volta de 9.30 horas.

.
.
.


.

.
.
.
.


.

.
.
.
.
.

.

..

.

No final do dia, já a noite, família reunida para saborear a gastronomia portuguesa no restaurante da cidade de Coimbra.
.
 .
Ainda no dia 22 de julho de 2015, precisamente às 23.32 horas, embarcamos num comboio (trem) com destino a Madrid.
.






.
 Madrid, a capital da Espanha, é uma cidade agitada e intensa. É o principal polo cultural da Espanha e a maior cidade da região. O turismo está muito presente. Seus cartões postais são célebres e atraem gente de todo lugar do mundo. Dentre eles citamos: Palácio Real, a Plaza Mayor, Puerta do Sol, Gran Via, Real Madrid, Museu do Prado, dentre outros. Os bares estão sempre lotados para o deguste dos "tapas" (nossos petiscos) e as noites são badaladas. Construções históricas embelezam as ruas e avenidas. Tudo lá é belíssimo.
.
Chegando em Madrid nos hospedamos no ***Hotel Flórida Nort, bem localizado, confortável e muito bem decorado.
..


.


Após as instalações e o farto café da manhã nos dirigimos para o Real Madrid. Lá nos deparamos com um encontro de pessoas de diferentes origens, cada qual falando sua língua e todos entusiasmados e eufóricos com acervo tão bem disponibilizado e explorado naquele espaço.
.
.
.
 .

.

 .
 .
 .
.

 .


 .
 .
 .

Outros pontos turísticos de Madrid 
.
. Puerta de Alcalá
Porta de entrada para a cidade de Madri. Foi construida em 1778. Impressiona os turistas pelo tamanho e pela beleza. Mais imponente fica à noite quando recebe iluminação especial.

Parque do Retiro em Madrid 
Local belíssimo onde se vê estátuas, fontes, monumentos, etc. Músicos, cantores e artistas fazem parte do cenário de magnífico espaço tão frequentado pelos madrilenhos e turistas.

 .

.


DIA 24 DE JULHO - EM MADRID - GRAN VIA

.


A Gran Via é uma das mais belas avenidas de Madrid. A arquitetura de edifícios suntuosos encanta todos que por ali passam. Nela encontramos de tudo: shoppings, hotéis, cinemas e mais muito mais. É bastante frequentada por turistas durante todo o dia e de noite também.





 .

.


 .


 .


 .


 .


 .


 .


 .
PUERTA DO SOL - EL OSO MADOÑA - SÍMBOLO DE MADRI
.
Puerta do Sol é o centro histórico de Madrid. Lá fica o marco zero do centro da rede ferroviária. O símbolo de Madrid também encontra-se nesse espaço.  El Oso Madroño. Essa estátua fica na Puerta do Sol em Madrid, obra escultor Antônio Navarro Santaré (1906 - 1983), tem quatro metros de altura e foi inaugurada em 1967. Representa os principais símbolos da cidade e  Espanha. " Realisticamente retrata os braços heráldicos de Madrid , com a altura medronheiro superior do urso e ele apoiando as mãos no tronco e direcionando suas mandíbulas em direção a um dos frutos". A estátua pesa 20 toneladas e fica sobre um pedestal cúbico de granito.
.
 .
Tio Pepe
 Letreiro que fica na Puerta do Sol instalada em 1935
.
 .

PLAZA MAYOR EM MADRID
.
Essa praça recebia antes o nome de Praça do Arrebalde e da Constituição. Tem sua história e sua beleza. Depois de ter sofrido três incêndios foi modificado e agora é totalmente fechada. É um local muito visitado pelos turistas e muito agradável para relaxar e viajar no tempo.
.
  .
PLAZA DO ORIENTE
.
Essa praça está situada no centro histórico de Madrid. Fica no lado leste do Palácio Real. Foi construída por D.José I, irmão de Napoleão Bonaparte, que governou a Espanha entre 1808 a 18013.
A Plaza do Oriente é um refúgio de paz e tranquilidade. Muito arborizada e revestida de 44 estátuas de reis espanhóis do período medieval. Ao centro vê-se uma estátua de Felipe IV. É um local muito visitada pelos turistas e fica bem próximo a Plaza da Espanha. Muitas artistas exóticos fazem apresentações nesse espaço divertido os visitantes.
.

 .

 .
.

.PALÁCIO REAL
.
Conhecido como residência da monarquia espanhola, mas eles não moravam no palácio. Esse espaço era usado somente para as cerimônias e eventos sociais do Estado. Tem um belíssimo jardim e museu com obras de Caravaggio e Goya. 
.
.


.

PRAÇA DE TOLEDO NA PUERTA DO SOL

.


  

 .

JARDIM BOTÂNICO - MADRID

.


.


.

Deixando Madrid. A viagem continua. Na aeronave rumo a Barcelona

.
  
.
Em Barcelona nos hospedamos no Hotel Mercure Augusta Barcelona Valles, que fica mais precisamente a 20 minutos de Barcelona de carro e em frente ao circuito da Catalunya. O hospede tem inúmeras opções de diversões: piscina, saúna, campo de golfe etc. Esse hotel fica bem próximo a cidade espanhola de Granollores, província de Barcelona, comunidade autônoma da Catalnya. 
.



.
.

.Após nos instalarmos no hotel optamos em jantar na cidade de Granollers por ficar mais próximo.
Granollores é município da Espanha na província de Barcelona , comunidade autônoma da Catalúnia. É uma cidade pequena, simpática e bonita. Jantamos numa rua exclusivamente de bares e restaurantes. Nela não tinha acesso a nenhum meio de transporte. O táxi nos deixou na esquina. Escolhemos aleatoriamente um local para jantar e fomos felizes na escolha.
.
DIA 25 DE JULHO - BARCELONA
.
Barcelona é a maior cidade e a capital da comunidade autônoma da Catalunha. Também é conhecida como a capital do modernismo e centro de design e arquitetura catalã. Possui belezas arquitetônicas espalhadas por todos os lados.Tem muito o que se conhecer e apreciar nesse espaço: Plaza da Catalunia, Las Ramplas, o porto e as praias, as obras de Galdi, o estadio Camp Nou e mais, muito mais.
.
Começamos o nosso tour em Barcelona visitando Futbol Club Barcelona, Arena/Estádio - Camp Nou.
É um estadio que tem capacidade para 150.000 pessoas.
.
.

.


.
.
. Adquirindo os ingressos para adentrar no Camp Nou.
.

.



.
.
.
Continuando nosso tour fomos até outro ponto turístico - "A Sagrada Família". Esse templo é uma obra do famoso arquiteto Catalão Antônio Gaudi. É o edifício emblema de Barcelona. É mais um exemplo da criatividade artística deste grande gênio catalão.
.
.



..

.
Palácio Guell outro ponto turístico que visitamos. Ele foi construído entre 1885 1890. Foi desenhado pelo arquiteto Antônio Gaudi para servir de residência da família Eusebi Guell. Em 1984 foi declarado patrimônio da humanidade pelos Órgão das Nações Unidas. Belíssimo.
.


.


.
.




Las Ramblas é um local imperdível para quem vai a Barcelona. É uma avenida larga com bastante pedestre coisa própria da Espanha, Essa avenida liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho.  É um local que tem de tudo. Estátuas vivas, artesanato, lojas, restaurantes, porto, pássaros, mercado, turistas de todas as partes do mundo principalmente orientais e muçulmanos.
.

.
.

.
Estatuas vivas
.
.

.Acima estátua de Galdi, famoso arquiteto Catalão.
.
.

Monumento a Colón - Estátua de Cristovão Colombo no alto do momento de  60 metros. Colombo está com o dedo indicador apontando para o mar. Construído e inaugurado em 1888.


.

Leões próximos a estátua de Colombo.





A marina de Barcelona é um antigo porto reabilitado nos anos 80, ao final da Rambla. Antes velhas docas e depósitos, que agora abriga um amplo complexo de lojas.


alt
.

.
.
.
.
.

 Alguém sabe dizer o nome desse pássaro que está sempre nos rodeando na Rambla do Mar? Pesquisei sem sucesso.
.

.
Mercado Laboqueira em Barcelona nas las Ramblas
.

.


.

.

.
.

Academia de Ciências e Artes em La Rambla
.
.

Fotos próximo a La Rampla - Espaço lindíssimo com estátuas, chafariz e muito verde.

.

La Pedrera - Casa Milà - outro ponto turistico bellíssimo.

Uma das obras mais emblemáticas de Gaudí, este fantástico prédio foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Casa Milà ou La Pedrera como é mais conhecida, é um edifício repleto de curvas é uma das atrações mais visitadas de Barcelona. Seu exterior se destaca por seus muros de pedras e suas chaminés que são verdadeiras esculturas, já o interior abriga um museu, um centro de exposições, um apartamento museu decorado e residências particulares.

alt

..

.
.
DIA 26 DE JULHO DE 2015 - DOMINGO

Embarcamos de Barcelona para Lisboa no voo Aibus Industrie A320 Jet às 7.30 am chegando em Lisboa 8.25 am.
.
Lisboa é a capital de Portugal conhecida como cidade global devido sua importância no mercado financeiro, comerciais, artísticos, educacionais e turísticos. Entre os pontos turísticos de Lisboa citamos a Torre de Belém, o Monumento Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro de São Jerônimo o Oceanário. É uma cidade de muita história e cultura.É conhecida pela sua luminosidade  e repleta de edifícios e monumentos fabulosos.


.
Nos hospedamos no Hotel  Holiday Inn Lisbon.
.


.
.
Após nos instalarmos no hotel tomamos o desjejum e seguimos para o Oceanário que é considerado o melhor aquário do mundo pelo Traveler's Choice do TripAdviso. Tem uma área 20.000 metros quadrados, tem cerca 7.500.000 litros de água. Tem 30 aquários e 8.000 organismo (entre animais e plantas) de 500 espécie diferentes.
.


.
.
.
.
.

.

.
.
,
.
Depois da visita ao oceanário fomos para Centro de Ciências Vivas.
.
 .
.
Almoçamos no Hotel Holliday inn e depois fizemos um tour em Lisboa, Sintra e Cascai.
.
.
Sintra é a cidade que foi cenário dos romances de Eça de Queiroz. La visitamos o Palácio da Pena, construção do século XIX.Fica em um dos pontos mais altos da serra.
.

.
.

.
.

.
.

.
.

.
.
.
Nosso passeio incluiu além de Sintra o Cabo da Roca  e Cascais.
.
O Cabo da Roca fica na serra de Sintra a 165 metros do nível do mar. É o ponto mais ocidental do continente europeu, Seu farol data de 1772. No momento que foi tirada a foto abaixo ventava muito e fazia muito, muito frio mesmo.
.
.
Passamos também pela praia do Guincho que faz parte do conselho de Cascai onde podemos apreciar os kit surf .
.
.
.
Cascai é uma simpática cidade litorânea de ruas estreitas e embelezada pelas construções do século XIX, como palacetes de veraneio da monarquia.
.

Nesse tour fomos também apresentados ao famoso cassino Estoril.
.

.
.
.
A Torre de Belém também foi cenário para nossas fotografias ela está localizada a margem do Tejo. O monumento é todo rodeado de brasão de armas e inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas do baluarte.
.


.
.
Saboreamos o pastel de belém próximo a  Torre Belém no local tradicional de Lisboa.
.
.
.
.
.
.
. O Mosteiro de São Jerônimo fica no bairro de Belém na entrada do rio Tejo. Foi construído no século XVI. Ostenta a riqueza dos descobrimentos portugueses.
.
.
.

.
Pousamos também para fotos no Monumento do Descobrimento. Local de onde partiram as primeiras caravelas rumo à África no século XV.
.

.
.

"A Boca do Inferno localiza-se na costa Oeste da vila de Cascais, em Portugal. O nome "Boca do Inferno" atribuído a este local deve-se à analogia morfológica e ao tremendo e assustador impacto das vagas que aí se fazem sentir".


.

,
.
DIA 27 DE JULHO DE 2015
.
Passamos ainda uma manhã maravilhosa na capital portuguesa. Andamos nas ruas com lenço e documentos. Conhecemos o comércio, apreciamos as avenidas. Fomos almoçar no aeroporto e pegar a aeronave para retornar ao nosso aconchego.
.

. Foto acima dentro do avião levando muitas saudades.

Tudo isso foi o que aproveitamos desse passeio inesquecível. Foi o melhor que já fiz. Primeiro porque a família estava reunida. Depois porque a temperatura estava agradável por todos os lugares que passamos e o clima , o astral do grupo estava dos melhores. Todos estavam dispostos, felizes , curtindo cada momento,
.
Para encerrar cabe falar um pouco  da gastronomia européia. Arroz é um prato raro nessa região. Nunca acompanha o peixe ou carne. Já a batata faz parte do cardápio. A carne de porco  é muita apreciada. O bacalhau que é um prato popular em Portugal é bem diferente do que se come aqui. Isso porque ele é fresco diferente do que consumimos que é salgado. Suco de laranja se toma e é gostoso mas o preço é bem alto.
.
Nessa viagem experimentamos vários meios de transportes. Inúmeras aeronaves lowcoast, airbus  370, airbus 330, trem, onibus, metrô ( em Madrid) e  carro. 
.
Não tivemos dificuldades de comunicação, logo estávamos acompanhados de dois jovens que tinham o inglês e o espanhol na medida para não nos deixar na mão.
.
Vivenciamos uma cultura bem diferente da nossa. As pessoas cumprem rigorosamente horários, são honestas, devolvem troco da menor fração de euros, lá se paga pela sacola do super mercado ou lojas, não se houve falar em assalto e vimos poucos pedintes.
.
Encontramos alguns brasileiros, muitos orientais e muçulmanos. Os portugueses e espanhóis são diferentes dos brasileiros. São mais reservados e calados, mas quando solicitados são corteses e educados. As ruas são limpas e tudo muito conservado.
.
Agora é se preparar para outra viagem.
.