quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

QUASE 105 ANOS - OSCAR NIEMEYER

.


Fiquei chocada quando abrir a internet hoje, dia 06 de dezembro de 2012, e me deparei com a seguinte manchete: “Dilma e viúva de arquiteto receberam o corpo na rampa do palácio”...
.
            Que? Eu na rampa do palácio? Arquiteto? Corpo? Tudo ficou assim tumultuado na minha cabeça. Após alguns segundos as coisas foram ficando em ordem. Dilma era Presidente, não era eu. A viúva era de Oscar Niemeyer. Puxa! Outro susto, então o arquiteto das linhas curvas sensuais, das linhas curvas inspiradas nas nuvens, nas ondas do mar, no curso sinuoso dos rios, partiu definitivamente do nosso meio? Sinceridade, eu chorei. Não me perguntem o porquê, mas não contive as lágrimas. Tem coisas que a gente não explica, como por exemplo, o amor platônico e a admiração que tenho por esse grande profissional brasileiro. E quer saber uma coisa, eu pequei. Pequei, porque eu invejei a minha xará, a Dilma Presidente, pela primeira vez. Eu queria ser ela, ali na rampa do Palácio, recebendo o corpo de Oscar Niemeyer para o último adeus.
.
            Depois que me recompus continuei a leitura da matéria da internet. Oscar Niemeyer tinha completo 104 anos. Nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de dezembro de 1907, portanto faleceu bem próximo dos seus 105 anos. Tive o prazer e a felicidade de visitar muitas de suas obras que ficaram na história, entre elas: O conjunto da Pampulha em Belo Horizonte, o Palácio da Alvorada em Brasília, o Congresso Nacional e a Catedral de Brasília, o Memorial JK em Curitiba, a Passarela do Samba no Rio de Janeiro e o Museu Oscar Niemeyer em Belo Horizonte.
.
            Muitas frases ditas por ele serão relembradas, porque esse homem que se dizia ateu, tinha tudo de um convicto religioso, era um sábio, um profissional incansável e um grande sonhador.  É dele a seguinte colocação a respeito da vida: “Nossa passagem pela vida é rápida. Cada um vem conta sua história, vai embora e depois ela será apagada para sempre”.
.
            Oscar Niemeyer contou sua história muito bem contada e foi embora para sempre, sua vida apagou, mas o que ele deixou escrito, suas frases, seus livros, o que ele deixou construído, suas belas obras e seu exemplo de profissional competente e de um grande sonhador que soube aproveitar a vida, tudo isso ficará para sempre.
.

Oscar Niemeyer faleceu às 21.55minutos do dia 05.12.2012