domingo, 5 de agosto de 2012

SEXAGENÁRIO



Eu tenho um amigo que completou sessenta anos. É um sexagenário. Eu ainda não sou, mas sei que vou chegar lá. Você pode até não ser, mas, independente de qualquer idade que tenha hoje, também vai chegar aos 60 anos. A não ser que morra e isso ninguém quer.
.
            Para muita gente ser sexagenário dói. Dizer para ele ou para ela que não vai mais entrar em filas, que vai ser dispensado de pagar bilhetes em alguns locais, que vai ter prioridade em estacionamentos, também não consola. Quando a gente apela, aí a figura muda. Basta perguntar: Você quer morrer? Se não quer, agradeça a Deus seus sessenta aninhos.
.
            A idéia que se tem do sexagenário é de uma pessoa velha, doente, barriguda, enrugada, dependente. Que bobagem! Eu tenho um amigo que disse que sonha chegar aos setenta anos. Mas, tem preconceito com o sessenta. Um septuagenário é respeitado, passa a idéia de pessoa experiente. Para ele, ser sexagenário é uma transição, é a passagem de uma fase de vida para outra que não é de bom grado, porque representa um passaporte para a velhice
.
            E agora eu pergunto: Você considera o José Meyer um velho gagá? E a Ana Maria Braga você pensa que é uma pessoa dependente? Eu acho a Marieta Severo um charme e a Eliane Giardine muito “sexy”. Mas, é sexy mesmo, não é de sexagenário. Todos esses artistas estão na faixa de 60 a 69 anos e são enxutos ou não são? O Ronnie Von e o Caetano são sessentões  já quase septuagenários e eu ainda babo por eles.  Você lembra do Caetano nos anos de 1967 e 1968? Era um esqueleto, feio de doer. E agora sessentão, está mais bonito e charmoso. Tenho ou não tenho razão?
.
            Portanto, sexagenário não quer dizer “velhinho que não faz mais sexo”.  Pelo contrário, encontrei navegante na internet que o sinônimo de sexagenário era: comedor, garanhão, sessentão e com antônimo encontrei: pega ninguém, desprezado, descartado e as palavras relacionadas seriam: maturidade sexual, experiência. Pelo sim, pelo não, eu não tenho nada contra a idade de 60 anos. Sexagenário não rima apenas com solitário, lendário e deficitário, mas rima muito mais com milionário, com extraordinário e com visionário.
Maria Dilma Ponte de Brito- agosto 2012