quinta-feira, 22 de agosto de 2013

BÊ- ERRE - O- BRÓ









BÊ – ERRE - O – BRÓ

            O último quadrimestre do ano é denominado popularmente de Bê- erre- o- bró. Representa os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Quando chegamos nessa época é sinal que o ano está findando. É comum a gente escutar: como o ano passou depressa! 

Mas ainda há tempo para fazermos muitas coisas que não foram feitas nos nove meses que ficaram para trás. Visitar um amigo, abrir o coração para perdoar alguém, ajudar aquela pessoa que você sabe que está necessitando, doar aquelas roupas que não vai mais usar, agradecer o gesto amigo de alguém que lhe fez um bem.

            É sempre bom começar o novo ano com a contabilidade em dias. Com o coração sossegado e a consciência tranquila de que fizemos tudo que era necessário ser feito. Tirar as mágoas e os rancores do nosso peito, nos torna bem mais leve para começar um ano novo de paz e alegria. A hora é essa. Não pudemos deixar passar o ano sem nada fazer, sem nada construir e sem nada produzir. “Não deixe para o amanhã o que você pode fazer hoje”. Amanhã é outro dia, outro ano.

            O bê- erre- o- bró para o nordestino é tempo de sol ardente, amenizado somente pela “chuva do caju” que é ligeira e insuficiente para melhorar o clima. Que diga os teresinenses que sofrem com a temperatura aproximadamente de 40 graus nesse período e uma baixa umidade do ar. O ar condicionado não dá conta de refrescar o ambiente, o asfalto pega fogo e a na “Cidade Verde” as árvores parecem desenhadas de tão estáticas que ficam sem mexer sequer uma folhinha. Teresina ganhou a denominação da capital mais quente do Brasil, embora outras capitais também tenham temperaturas bastante elevadas.

Para livrar-se do calor, muitos teresinenses aproveitam os finais de semanas no litoral piauiense. Juntam o útil ao agradável, escapam dos dias quentes e aproveitam o banho de mar e o vento das nossas lindas e agradáveis praias.

            O primeiro mês deste quente quadrimestre está chegando, setembro. No dia 07, comemoramos com muito orgulho a Independência do Brasil. Para nós parnaibanos este é um mês especial porque festejamos, no dia 08, Nossa Senhora da Graça, a Padroeira de Parnaíba.

            Agosto chega ao seu final já acalorado pelo setembro que se aproxima e aproveitemos a proximidade da grande festa religiosa da nossa cidade para pedir as bênçãos de Nossa Senhora da Graça para um final de ano muito feliz.

 
Texto de autoria de: Maria Dilma Ponte de Brito
Publicado no Jornal Norte do Piauí
Agosto/2013