quarta-feira, 22 de abril de 2009

DIA 19 DE ABRIL DE 2009- BELÉM PA

FOTO NO MUSEU DE ARTESACRA DO PARÁ, ONDE ESTÃO EXPOSTAS MUITAS IMAGENS E PEÇAS DA IGREJA EM PRATA E OURO DATADAS DO SÉCULO XX. A ÚNICA IMAGEM DE NOSSA DO LEITE EXISTENTE ESTÁ NESTE MUSEU. AS DEMAIS FORAM DESTRUÍDAS POR EXIGÊNCIA DA IGREJA QUE NÃO ACEITOU A AMOSTRA DO SEIO DE NOSSO SENHORA AMAMENTANDO MENINO JESUS. IMAGENS DE CRISTO ESCULPIDA EM MASSA FEITAS PELOS ÍNDIOS, QUANDO APRENDIZES DA ARTE, ENSINAMENTOS REPASSADOS PELOS JESUÍTAS TAMBÉM PODEM SER APRECIDADAS NESTE MUSEU.

PALÁCIO CABANAGEM ANTÔNIO LEMOS (INTENDENTE DE BELÉM EM 1897). SEU ESTILO É NEOCLÁSSICO, DATA DO SÉCULO XIX , NELE FUNCIONA O MUSEU DE ARTES DE BELÉM E É CONHECIDO COMO PALACETE AZUL.

PRAÇA BATISTA CAMPOS, CONSTRUÍDA EM 1897, NO GOVERNO DO INTENDENTE ANTONIO LEMOS PARA HOMENAGEAR UM DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA CABANAGEM, CÔNEGO BATISTA CAMPOS. A PRAÇA TEM QUATORZE ENTRADAS, CORETO, CURSOS D´ÁGUAS, ÁRVORES NATIVAS E A ESTÁTUA DA DEUSA DA CHUVA. GANHOU O PREMIO DA REVISTA SELEÇÃO COMO UMA DAS MAIS BELA PRAÇA DO PAÍS.


BELÉM POSSUI UM RIQUÍSSIMO ARTESANTO DE CERÂMICA INDÍGENA E DE PEDRAS SEMIPRECIOSAS, ALÉM DE TRABALHOS EM MADEIRA, SEMENTES E RAÍZES.

A BAÍA DE GUARUJÁ É UM LINDO CARTÃO POSTAL DA CIDADE. É O INÍCIO DO MARCO DO NÚCLEO CULTURAL FELIZ LUZITÂNIA, QUE TERMINA COM A PRAÇA FREI CASTELO BRANCO NA CIDADE VELHA.


A CASA DAS ONZE JANELAS FOI CONSTRUÍDA COMO RESIDÊNCIA DE DOMINGOS COSTA BACELAR NO SÉCULO XVIII. HOJE, NESTE LOCAL FUNCIONA O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEO DO NORTE DO BRASIL, COM O ACERVO ESTIMADO DE 300 PEÇAS DE ARTE.

TREM PARA PASSEIO TURÍSTICO, QUE PASSA NA BAÍA DE GUAJARÁ, FOTO PRÓXIMA A CASA DAS ONZE JANELAS.


O MANGAL DAS GARÇAS FICA A MARGEM DO RIO GUAMÁ, É UM PARQUE ECOLÓGICO, ONDE SE VÊ O MAIOR BORBOLETÁRIA DA AMÉRICA DO SUL, UM VIVEIRO COM 150 AVES E UMA TORRE DE 47 METROS DE ALTURA, UM ANTIGO ARMAZÉM COM VENDAS DE FLORES AMAZÔNICA E ARTESANTO EM MIRITI.

RESTAURANTE DO MANGAL DAS GARÇAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário