sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ABREVIATURA DE MESTRE E MESTRA

MESTRE OU MESTRA SÃO PESSOAS QUE FAZEM MESTRADO NO BRASIL. O TÍTULO DE MESTRE É ABREVIADO "Me" e MESTRA "Ma".

A ABREVIATURA "Ms" COMO SE VÊ MUITAS VEZES É ERRADA. ESTA É A ABREVIATURA PARA MANUSCRITO SEGUNDO A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
.
"Msc" SIGNIFICA MASTER OF SCIENCE (MESTRE EM CIÊNCIAS EM INGLÊS) , CORRETAMENTE USADO PARA QUEM FEZ MESTRADO EM CIÊNCIA NOS ESTADOS UNIDOS DA ÁMERICA DO NORTE.
.
JÁ PhD SIGNIFICA DOCTOR OF PHILOSOPHY (DOUTOR EM FILOSOFIA). NO BRASIL PARA VALORIAZAR A NOSSA LÍNGUA DEVEMOS USAR A ABREVIATURA Dr. (DOUTOR)

7 comentários:

  1. Mestre para quem fez mestrado sendo masculino ou feminino. Só existe mestra para professora, e não a titulação acadêmica.

    ResponderExcluir
  2. Por favor, leia a materia do Professor Wilson Correia, doutor em Filosofia da Educação pela UNICAMP, portal www.recantodasletras.com.br que ele esclarece melhor o assunto em pauta.

    ResponderExcluir
  3. É bem isso mesmo que está escrito ne artigo. Infelizmente as pessoas gostam de estrangeirismo por puro marketing pessoal. Além disso, esse ano foi promulgado lei sancionando o direito de sair nos diplomas acadêmicos as palavras "Bacharela" e "Mestra".

    Segue o link: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/05/lei-obriga-que-palavras-bacharela-e-mestra-sejam-usadas-em-diplomas.html

    ResponderExcluir
  4. Mestre é substantivo neutro, podendo ser usado para ambos os gêneros:
    Amado mestre / Amada Mestre.

    O mesmo se dá com PRESIDENTE. O presidente / a presidente.

    Só quando analfabetos assumem o poder é que a gramática da língua portuguesa é assassinada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Reiki. O resto é modismo.

      Excluir
    2. A presidentA parece ser uma mestrA ignorantA

      Excluir
    3. Os substantivos só são usados unicamente no masculino quando uma mulher nunca ocupou o cargo em questão, por exemplo "Capitão", enquanto só homens podiam exercer tal profissão usava-se apenas assim, uma vez que uma mulher ocupa o cargo este deve ser usado no feminino de acordo com a primeira regra (é o mais comum) e assim surge a "Capitã", o mesmo para Bacharel que vai para Bacharela, Mestre para Mestra e Presidente para Presidenta, e assim por diante. Apenas no caso dos substantivos sobrecomuns nada deve mudar, nem mesmo o artigo que o antecede, exemplos: o algoz, o apóstolo, a criança, a vítima, etc. Nosso idioma ao contrário do que muitos pensam está vivo e por isso apresenta dinâmica inclusive no uso dos substantivos.

      Excluir