terça-feira, 3 de julho de 2012

É DO SEU TEMPO?

OS TEMPOS MUDARAM E PARA MELHOR. ANTIGAMENTE AS CRIANÇAS E AS GRÁVIDAS NÃO PODIAM SE SUBMETER AO ALISAMENTO DE CABELO. HOJE TEM PRODUTOS ESPECÍFICOS QUE NÃO AGRIDEM OS PELOS DA CABEÇA E POR CIMA AINDA SÃO PERFUMADOS.
.
O MESMO ACONTECE COM OS REMÉDIOS. ANTIGAMENTE ERAM AMARGOS, DE CHEIRO ATIVO QUE SE ADULTO FAZIAM TUDO PARA NÃO TOMAR IMAGINE AS CRIANÇAS. HOJE COM OS MEDICAMENTOS DE SABOR DE MORANGO, DE CHOCOLATE AS CRIANÇAS TEM PRAZER DE INGERIR TAIS DROGAS.

LEMBREI DE TOCAR NESSE ASSUNTO PORQUE ENCONTREI DOIS ALMANAQUES, UM DA BRISTOL E OUTRO DO BROMIL, AMBOS  DO ANO DE 1971 PERTENCENTE A MINHA SAUDOSA DIA QUE GOSTAVA DE COLECIONAR TUDO. PETECA, BONECAS, CALENDÁRIOS, REVISTAS E OS ALMANAQUES. ABAIXO ALGUNS RECORTES.

QUEM JÁ OUVIU FALAR EM EMULSÃO  SCOTT, ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU, PICATRO DE BUSTESIN, VICK - VAPORUP E TANTOS OUTROS REMÉDIOS QUE POVOARAM A INFÂNCIA DE QUEM NASCEU NA DÉCADA DE 50. ESSES REMÉDIOS DE SABOR E CHEIRO DESAGRADÁVEIS BEM DIFERENTES DOS ATUAIS ERAM TIRO E QUEDA DE ACORDO COM O VOCABULÁRIO DAS MAMÃES.
.
PARA SER SINCERA DE TODOS OS MENCIONADOS EU SÓ EXPERIMENTEI  ANTIPHOGISTINE E O VICK-VAPORUB QUE USO ATÉ HOJE. TAMÉM UTILIZEI O MERCURIO CROMO E AS PASTILHAS DE LEITE DE MAGNEZIA. E VOCÊ? CONHECE ALGUM DESSES MEDICAMENTOS? LEMBRA DO GOSTO E DO CHEIRO?
.

ANTIPHOGISTINE

BROMIL

SABONETE REUTER

.
ODOL

.
PILULAS DE FOSTER

.
A SAÚDE DA MULHER
.
.


22 comentários:

  1. Boa tarde! Nossa que bom outra pessoa que acha a Antiphlogistine o máximo! É uma pomada muito boa! Acredita que estou procurando onde posso encontrar e ninguém em nenhuma farmácia sabe o que é!
    Moro em Santo André e já procurei em muitos lugares, mas sem sucesso! É do tempo dos meus pais e tem uma ação excelente! Você sabe onde encontrar a Antiphlogistine?
    Meu nome é Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu acho que não fabricam mais com esse nome. Quando eu era criança lembro que minha mãe falava muito do bom medicamento que era antiphlogistine.

      Excluir
    2. estive procurando para meu pai, e nao encontrei tbm, vou mandar manipular, falei com um amigo farmaceutico e ele disse que ficara semelhante.
      achei a formula aki. http://www.igenericdrugs.com/?s=Antiphlogistine%20Rub%20A-535 . note

      Excluir
    3. Um dos meus filhos, com 4m de idade foi SALVO de BRONQUIOLITE, graças a DEUS, ao BOM MÉDICO que o tratava e usou como último recurso a

      Excluir
  2. Aqui tem...
    http://www.drogariamadalena.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=130

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me interessei bastante nessa pomada, minha voh não encontra ela. Mas o link que vc passou não consigo ver

      Excluir
    2. Olá, me interessei bastante nessa pomada, minha voh não encontra ela. Mas o link que vc passou não consigo ver

      Excluir
    3. Olá, me interessei bastante nessa pomada, minha voh não encontra ela. Mas o link que vc passou não consigo ver

      Excluir
  3. Eu também estou procurando , É mao encontro e nem um lugar eu usava muito na,mi min casa meu esposo que me falou dela é muito boa precipalmente,para furúnculos ela e amolecer com catabrasma poderia me indicar oa onde eu posso encontrar ,ob obriga

    ResponderExcluir
  4. Tem outra pomada quê possa substetuir
    Essa?

    ResponderExcluir
  5. Usei muito a pomada para tirar friagem do rosto e qdo o dente inflamado doia, tirava a dor quase de imediato. Tbm ando procurando. Difícil encontrar. Parece que tem uma com o mesmo nome, mas é para cavalo nas informações e torcedura. Se souberem me avise se encontrar. Remédios antigos eram muito bons. Agora tiraram até o Atroveran. Existe política até entre a industria farmacêutica!

    ResponderExcluir
  6. adicionando aos medicamentos acima, cito alguns outros que eram muito usados lá em casa: peitoral de angico pelotense, elixir paregorico, pilulas do dr ROSS, cera Dr. Lustosa, sem contar as inumeras formulas preparadas pelo ilustre farmaceutico Seu Banho (cujo nome completo não melembro) e daBenzedeira D.Vilina que colocava oss nervos nos seus devidos lugares com suas rezas e cozeduras divinas. Saudades daquela vida, dos meus amigos, e da minha querida São João del REI

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm me lembro que meu pai usava essa pomada antiplogistine, me lembro qdo tinha dor nas pernas minha mãe frccionava essa pomada e a dor ia embora em poucos minutos. Esses medicamentos antigos era mais eficazes que os de hoje.

    ResponderExcluir
  8. Nossa gostaria muito de saber se existe alguma pomada mesma composição do antiplhogistine esta pomada curou a dor e um caroço que eu tinha no pulso aos 22 anos atrás e penso não é possível que o medicamento tão bom tenha sido excluído do mercado se souberem que existe um outro medicamento com a mesma composição gostaria de saber muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Eu fui salva de amputar um dedo do pé, quando criança, por essa pomada. O problema ocorreu quando um irmão meu, brincando, deixou cair um paralepípedo sobre o meu dedão. Os médicos queriam amputá-lo, minha mãe não deixou, aplicaram essa pomada Antiphlgistine e eu me direi.

    ResponderExcluir
  10. Achei a pomada,pq havia guardado um vidro antigo mas, para minha surpresa, só se referem atualmente à aplicação em cavalos.

    ResponderExcluir
  11. Minha mãe usava no tratamento de meus furúnculos, que na época, eram muitos e esse medicamento removia o carnegao, como diziam os antigos...... Isso na época dos anos 59/60 !!!!!

    ResponderExcluir
  12. Ah,que agradável surpresa encontrar, por acaso, este blog! Eu poderia acrescentar mais uma centena de produtos que eram incrivelmente populares! Quando adolescente, trabalhei em uma distribuidora de medicamentos e utilizávamos o catálogo da Drogasil para encontrar as apresentações, preços, embalagem, quem os produzia, etc. Não fazem ideia do que se vendia do ANTIPHOGISTINE entre tantos outros que estão neste texto, e muito mais! O farmacêutico na época era o médico do bairro, e eu, como prático de farmácia, era mito requisitado. E, podíamos indicar os medicamentos, que eram seguros e bem tolerados! Adorei poder participar deste espaço!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Sou de Recife. Tenho uma amiga que está sofrendo muito com furunculos enormes. E me lembrei que mamãe usava Antiflogestine onde podemos encontrar? Agradeço, Solange.

    ResponderExcluir
  14. Quando tive minha ultima filha, tive mastite, com muito inchaco no seio esquerdo, febre e vermelhidão.
    Fui ao médico e ele disse que precisava operar mas que eu não mais poderia amamentar minha bebê. Ela tinha apenas 1 mês de idade. Fiquei desesperada.
    Uma tiaminha ficou sabendo e disse quetinha passado pelo mesmo problema 18 anos antes e que o cataplasma de Antiphlogistine tinha desfeito o caroço de seio dela.
    Meu marido correu todas às farmácias da cidade e conseguiu encontrar um pote que est@vá até empoeirado de tanto tempo na prateleira.
    Foi minha salvação. Prometi a Deus que, se me curasse, iria amamentar minha falha por quanto tempo fosse possível. Ela mamou até os 2 anos de idade.

    ResponderExcluir
  15. Há 4 anos atrás estive no Canadá e, aleluia, encontrei a pomada. Vendida normalmente nas farmácias do país. Agora em bisnaga. E tem a versão sem cheiro, um espetáculo.Ela continua fazendo milagres aqui em casa.

    ResponderExcluir
  16. Pensei que essa pomada nem existisse mais! Agora tem a humana no Mercado Livre. Minha mãe usou a vida toda!

    ResponderExcluir