domingo, 11 de outubro de 2015

CRÔNICA AGOSTO 2015 - JORNAL NORTE DO PIAUÍ

.
PARNAÍBA TERRA QUERIDA

Em 14 de agosto de 2015 Parnaíba completa 171 anos que foi elevada a categoria de cidade e está em plena fase de crescimento e progresso.

A história da “Princesa do Igaraçu” é marcada por altos e baixos. Viveu momentos áureos em consequência das charqueadas, extrativismo vegetal e da navegação fluvial. Depois decaiu economicamente. Agora estamos vivenciando uma fase de ascensão. A ampliação dos cursos da Universidade Federal do Piauí iniciou uma nova etapa para a história da Parnaíba transformando- a em “cidade universitária”. Hoje além da Universidade Federal do Piauí que oferece 12 cursos de graduação, a Universidade Estadual do Piauí e outras faculdades particulares investem na educação, atraindo professores e alunos de todo parte do Brasil que, ao fixarem residência em Parnaíba, também contribuem para o crescimento da cidade em outros seguimentos como setor imobiliário, saúde, comércio.

Dois cursos oferecidos pela Universidade Federal do Piauí merecem ser enfatizados: Turismo e Medicina.

 O curso de turismo porque está formando especialistas para explorar e propagar as belezas naturais da Parnaíba e o curso de Medicina que vem sanar a deficiência na saúde. Em médio prazo esses profissionais filhos da terra ou não, possivelmente darão sua contribuição nesse setor tão deficitária.

Foi, portanto a educação responsável diretamente por esse momento de ascensão. Muito se esperou do Porto de Luiz Correia e do Turismo para alavancar o progresso. Acreditamos que em longo prazo, isso venha acontecer porque os parnaibanos lutam pelos seus sonhos. Já a Zona de Processamento de Exportação – ZPE, instalada recentemente em Parnaíba está mais próxima de assegurar esse salto, uma vez que abre um leque de oportunidades para empreendedores de todo o Estado ao incrementar a exportação gerando empregos e riquezas. O aeroporto internacional João Silva Filho agora com voos regulares também tem contribuindo para aproximar os turistas e alavancar o progresso da cidade.

A “capital do Delta” é uma cidade encantadora, abençoada por Deus, pelas suas belezas naturais com ruas largas, contornadas por casarões imponentes dos séculos passados que registram os bons tempos que vivenciou os parnaibanos.

A história da Parnaíba contada em versos e prosa não só pelos filhos da terra, mas por aqueles que lhe adotaram como mãe, mostra seu destaque no estado piauiense. Sempre forte altaneira e importante sobressaindo-se como pioneira na proclamação da independência no Estado do Piauí, no rádio com a Rádio Educadora de Parnaíba, na televisão retransmitindo a TV Ceará na década de 60.
Parnaíba “teu nome exprime” a beleza e grandeza do rio que te deu tão grande nome.  O rio Parnaíba, conhecido como o “Velho Monge”, é um dos maiores rios do nordeste e de grande importância econômica. O Delta do Parnaíba abre-se em cinco braços envolvendo inúmeras e exuberantes ilhas. O seu afluente, o rio Igaraçu, banha e embeleza a cidade de Parnaíba.

           “Teus filhos bravos” lutam pelo teu progresso e não perdem a esperança de vê-la em destaque no cenário nacional.  

        “Possuis o brilho da paz bendita”, teu povo é pacato, gente de paz, cidade tranquila comparada a outros centros. O teu brilho flui naturalmente pela grandeza do mar da Pedra do Sal, mar límpido e mais azul que muitos outros do mundo. O clima e o vento natural parnaibano que tanto atrai o turista, também é o combustível para o Parque Eólico da Pedra do Sal. Cidade abençoada por Nossa Senhora da Graça, a Imaculada Virgem Maria que de braços abertos derrama graças sobre sua gente.
“Teus filhos bravos”, não se intimidam com as perdas e ganhos e esperam subtrair as perdas e multiplicar os ganhos nesse novo tempo quando Parnaíba se expande e se mostra para o mundo.

LINDA E IDOLATRADA PARNAÍBA, PARABÉNS PELOS SEUS 171 ANOS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário