sexta-feira, 15 de junho de 2012

FUNDO DO BAÚ - DISCURSO PROFERIDO PELA ACADÊMICA MARIA DILMA PONTE DE BRITO NO LANÇAMENTO DO LIVRO "EU E O BB - 25 ANOS"

ANO 2004 - AUTORA DA OBRA - LÚCIA MARIA LIMA MACHADO
.
                          O homem comemora passagens importantes de sua vida. O nascer, o crescer – a formatura, o casamento e em algumas culturas até a morte é comemorada. E nesse instante, estamos comemorando uma passagem importante da vida de Lúcia Maria Lima Machado. Estamos na verdade comemorando o nascimento oficial de uma escritora. Oficial porque um escritor não nasce num estalar de dedos. Escrever um livro é um processo, idéias vão amadurecendo, pensamentos vão fluindo levando o escritor a se expressar, a ousar e tocar o coração de seus leitores.

.
             Assim, hoje Lúcia reúne nesse ambiente agradável, alegre e festivo amigos para oficializar o nascimento de uma escritora que já nasceu ha tempos e porque não dizer o nascimento de uma escritora parnaibana.  Lúcia de fato é filha de Carnaubal, Município de Luís Correia, onde nasceu em 30.07.1954. Mas muito cedo veio estudar em Parnaíba, fazendo até a terceira série do ensino fundamental, na Escola São Francisco dos Capuchinhos. Na Escola Normal Francisco Correia concluiu o ensino fundamental e cursou o segundo grau no Colégio Estadual Lima Rebelo. Sempre muito estudiosa, freqüentou o cursinho pré-vestibular no Curso Cobrão e foi brilhantemente aprovada no vestibular da Universidade Federal do Piauí em 1974 para cursar Administração de Empresas. Nessa mesma época trabalhava na Firma Franklin Véras & Cia.e depois estagiou por onze meses no INSS através do Projeto Rondon. Aprovada no concurso do Banco do Brasil, em 1977  trancou o Curso de Administração para assumir o novo emprego em Bom Jesus. Retornando para Parnaíba em 1978 para trabalhar na agência centro da Praça da Graça.

                      Dizem, que um homem para se tornar realizado tem que plantar uma arvore, ter um filho e escrever um livro.  Sei, que Lúcia plantou várias árvores, plantou sementes, cuidou de todas com carinho e hoje está colhendo frutos de muitas arvores frondosas e belas.  Gerou duas lindas filhas Karina e Larissa, educadas, inteligentes, responsáveis, espelho da mãe e fruto de seu casamento com Gilberto Antonio Machado, realizado em 04 de agosto de 1978.

                   Aposentou-se do Banco do Brasil em 2002, deixando sua marca na história do BB. Funcionária competente, querida pelas colegas e clientes, sempre usando seu lado humano para conciliar o interesse da empresa/cliente
               Para ratificar seu espírito dinâmico, já aposentada concluiu o Curso de Administração, aluna esforçada, estudiosa, digo de cátedra porque foi minha aluna em duas disciplinas. Hoje cursando uma especialização em Gestão das Organizações - UFPI.
                     Lúcia é uma mulher madura, experiente, forte, guerreira, vitoriosa, otimista, que sabe viver, que considera a família o centro de sua vida, por isso mesmo muito lutou por manter um lar feliz, unido e estruturado. Soube conviver com os  altos e baixos , experimentou as perdas e ganhos do dia – a – dia. E de tudo tirou  lucros  aproveitando sempre a parte melhor . Administra bem seu lar, boa esposa, mãe e avó, que diga a Thayane sua adorável netinha.

                    Disse no início que nascia oficialmente uma escritora e porque não chamá-la de parnaibana  apesar de ser natural de Carnaubal município de L. Correia. Ela viveu sua infância, adolescência, juventude e está vivenda sua melhor idade na terra de Simplicio Dias. Nós, amigas de infância, de trabalho, de faculdade, de vizinhança, de grupos diversos, já lhe demos de fato o título de cidadã parnaibana. Orgulho temos, dessa nossa filha. Lúcia, que já plantou arvores, já deu luz a duas filhas e já escreveu um livro. Mas sabemos que ela não está realizada. Tem grandes aspirações, pretende ingressar no magistério e  outros livros com certeza virão.


                    O Livro ora apresentado “ Eu e o BB – 25 Anos”, é um livro de uma escritora talentosa, moderna, determinada, sensível e que ama verdadeiramente. Ninguém mas indicado para falar dessa obra, como o  amigo, colega de trabalho, que conhece tão bem Lúcia como eu e que já escreveu tantos livros e sabe dizer da emoção dos sentimentos em parir uma obra, deixa-la pronta, de forma a expressar seus próprios sentimentos e tocar a alma do leitor. Refiro-me ao poeta, escritor, professor, membro da Academia Parnaíba de Letras, Iveltman Mendes, quem deveria chamar agora para fazer as devidas apresentações da obra. Por motivo de saúde ele não pode  comparecer essa solenidade, mas leio para esse seleto público o prefácio do livro "Eu e o BB - 25 anos" de autoria do Professor Iweltman e assim concluo  minhas palavras.

                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário