sexta-feira, 15 de junho de 2012

FUNDO DO BAÚ - LANÇAMENTO HISTÓRIA DE MARILU

.
.

DISCURSO DA AUTORA - MARIA DILMA PONTE DE BRITO - 16.06.2005

                        Nada mais gratificante para o autor, é ver a sua obra posta ao seu público por mais simples que seja a festa de sua apresentação. É prazeroso para o escritor passar para as mãos dos leitores o resultado de seu trabalho e ficar na expectativa dos comentários e das críticas, que qualquer que sejam elas, apenas serão somadas ao entusiasmo da contadora de história que vos fala e que anseia escrever cada vez mais e melhor.

                      As Histórias de Marilu não nasceram na intenção de serem compiladas em livros. Algumas delas expostas no Portal Delta, ou lidas por amigos mais próximos, foram veemente elogiadas, incentivando a autora a voar cada vez mais alto, criar cada vez mais, observar os acontecimentos em sua volta ou mesmo transferir para letras algo que vivenciou.  Encantada com mensagens recebidas, com as expectativas dos leitores buscando novas publicações, várias histórias foram surgindo, e Marilu foi pegando forma, foi criando jeito, e hoje pronta é apresentada à sociedade parnaibana como uma menina moça, que quer ser admirada, que quer ser paquerada e devorada pelos olhos de vocês.

                     As Histórias de Marilu, são histórias do cotidiano, contadas de maneira diferente, de forma engraçada e  num vocabulário simples .

                     Novos livros com certeza virão, porque não posso parar por aqui.Tenho compromisso com todos meus leitores, especialmente os da minha coluna on-line, no site do Portal Delta, que muito carinhosamente comentam minhas histórias, nem sempre elogiando, mas dentro de uma crítica construtiva. É prazeroso receber mensagens do tipo...”Adorei sua crônica...” Estou esperando a próxima... “A literatura brasileira está carente desse tipo de escrita”, “continue escrevendo”, “adoro seus contos”. Isso dá asas a minha imaginação, me leva a criar, a inventar cada vez mais e convidar os leitores a compartilharem das verdades e das mentiras contidas em meus escritos. Mas torno a repetir, que estou aberta as mais variadas opiniões. Quero apenas que leiam Marilu e qualquer comentário será bem receptivo.

                      Nesta oportunidade em que, aqui se encontram acadêmicos, professores, pessoas cultas e de influencia, faço um apelo. Vamos cada vez mais incentivar a leitura e a arte de escrever. Que surjam novos escritores e para isso é preciso financiar a poesia, a cultura, a criação, o livro. J.G.de Araújo em um de seus eloqüentes discursos dirigindo-se ao Presidente da República disse: “viverão os povos sem algodão, sem petróleo e sem trigo, mas não subsistirão sem poesia”. E continuando suas palavras sugere o financiamento da poesia, assim como se financia o algodão e o zebu. Meu apelo também é no sentido de incentivar o hábito da leitura nas escolas de ensino fundamental. O ilustre Monteiro Lobato com seus contos infantis, tenta despertar nas crianças desde cedo o interesse pelos livros. É preciso ler. Um país segundo ele, se faz com “Homens e com livros”.

                      E agora, minhas palavras de agradecimento. Meus agradecimentos especiais a Professora Rossana e Prof. Alcenor, que pacientemente leram minhas histórias fazendo as devidas correções. Ao professor Israel que tão bem apresentou minha obra, aos meus leitores da minha coluna on - line no portal delta que me motivam a escrever mais e melhor, a todos meus incentivadores principalmente D. Christina Oliveira, Pe.Vicente, Dr. José Paulo, Prof. Pedro Alencar e Prof. Adilson, que tanto se interessaram pelo meu trabalho, ao Diretor do CMRV que foi muito receptivo em lançar meu livro nesse espaço, as meninas Aurizélia, Auristela, Lúcia e Dalva que estão colaborando com esse evento, ao Dr. Valdecy grande incentivador da cultura que embelezou essa noite não só com sua presença, mas também com o coral do SESC, sob a regência do competente Celso Prado. A equipe do Portal Delta e da Sieart, a Simone, Eulália, Catarina e Dagmar que tiveram participação ativa nessa festa, e ao meu esposo Ademir e demais familiares que acompanharam a Marilu desde sua gestação até ao nascimento. Especialmente a minha irmã Lúcia e meu cunhado Ereny que vieram de Camocim para me prestigiar. Assim, como meu filho, o publicitário Breno, idealizador da capa de meu livro que largou seus afazeres na capital para se fazer presente. Agradeço também aqueles que distantes, estão vibrando por mim, cito entre eles meu filho Dante, que de João Pessoa se fez presente com mensagem enviada,  e outros amigos que me mandaram e-mails, cartões, telegramas e telefonemas.

          Enfim, meu obrigada a todos os presentes, que deixaram seus lares, seus afazeres, suas novelas, seu comodismo para aqui  comemorarem comigo esse momento tão importante. Obrigada de coração.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário