sexta-feira, 15 de junho de 2012

FUNDO DO BAÚ - DISCURSO -LANÇAMENTO DO LIVRO VOU TE CONTAR

.


DISCURSO PROFERIDO PELA AUTORA DO LIVRO " VOU TE CONTAR" - 15.07.2008
.
Exatamente há três anos, em junho de 2005, nesse mesmo espaço numa festividade simples, com presença de público restrito lancei o meu primeiro livro de crônicas. Na verdade “Histórias de Marilu” era o meu terceiro filho  o primeiro na área literária; na área familiar, Dante e Breno lhe antecederam.
Em maio de 2006, apresentei para a sociedade a minha segunda obra literária “Assim é a Vida”. Hoje nesse exato momento estou a apresentá-los “Vou te contar”, o meu quinto filho, o terceiro na área literária.
              Escrever um livro é semelhante a uma gestação. É um processo gerado com amor, que tem várias fases, que vai crescendo, crescendo até formar - se por completo e após algum tempo ele surge, ele nasce. Vê-lo pronto, é uma sensação prazerosa que parece ser pedaço do autor, sangue do seu sangue, daí o motivo de ser comparado a um rebento.
           Porém não basta para o autor, publicar sua obra, ele quer vê-la lida devorada, criticada e apreciada pelos leitores. Ele ao transubstanciar seus pensamentos, suas idéias em palavras, quer a resposta, a opinião, a crítica, a sugestão de quem o lê.
             Segundo André Mauro: “A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” O livro nos faz companhia a qualquer hora do dia e da noite. Lendo aprendemos, nos divertimos, viajamos. A leitura faz parte de nossa vida, ela está presente nas horas do ócio, do trabalho, dos estudos e agora caminha para um modelo diferente, onde se lê na tela do computador – o livro virtual.
               VOU TE CONTAR é um livro com trinta crônicas divertidas, inspiradas no cotidiano e contadas com muito humor, sempre sugerindo indiretamente uma reflexão.
               Herculano Moraes, “o escritor piauiense”, já bem as descreveu em sua apresentação. Ele é “o homem das letras”, contista, poeta e jornalista, tê-lo como prefaciador de minha obra é uma honra. Devo também agradecê-lo em público nesse instante pelo incentivo que vem dando não só a mim, mas os escritores piauienses.       
                A iniciativa deste evento – “Feira do Livro Piauiense” que abre “I Conferência Estadual de Ciências, Tecnologia e Literatura” é uma iniciativa dele com a parceria de diversos órgãos como o IHGGP, UESPI, UFPI, APAL, FUNDAÇÃO RAUL BACELAR, FUNDAÇÃO ASSIS BRASIL, mas ele é o maestro que comanda essa orquestra.
           Esta Feira Literária é sem dúvida, o momento adequado de interagir escritores, leitores diversificados, estudantes, acadêmicos, mestres o que nos levará a refletir acerca do trabalho que estamos desenvolvendo. Está é uma grande oportunidade não só minha, mas de todos os escritores piauienses divulgarem seus trabalhos em um ambiente contaminado pela vontade de escrever, cada um com seu estilo, com seu jeito de ser, com sua própria cara. Aqui há espaço para todos.
                 Essa “Feira” tem como objetivo também incentivar o hábito da leitura. “O livro é como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem”. (Kahlil Gibran)
             Qualquer que seja a leitura, científica ou literária, compilada em livros ou virtuais, todas elas são importantes ao homem porque a leitura é um dos modelos mais eficazes da humanidade. Através dos livros pensamos, analisamos e crescemos.
                Desde os primeiro de escola até a universidade e porque não dizer por todo a nossa vida, estamos sempre lendo e aprendendo através dos livros. O livro abre para o nosso intelecto um imenso campo de atividade nas quais investimos no nosso talento cultural.
                 Não poderia concluir minhas palavras sem enfatizar a pessoa de “Assis Brasil”, o grande expoente desse evento, autor de várias obras literárias, que basta sua presença para respaldar, a grandeza desse evento. Aproveito também para agradecê-lo por se fazer presente na contra capa de minha obra - VOU TE CONTAR  efinalizo lembrando aos distintos presentes.
                   LER É PRECISO
                    UM PAÍS SE FAZ COM HOMEM E LIVROS ( Monteiro Lobato).
Lançamento do livro VOU TE CONTAR
Feira do Livro na Conferência Estadual de Tecnologia e Literarutura
  Parnaíba – Piauí 15.07.2008

.

2 comentários: